Fanfarra Municipal

Banda Marcial Municipal de Mairiporã “Tia Emília”

A Fanfarra Municipal de Mairiporã foi instituída pela Lei nº 366 de 24 de julho de 1969. Em homenagem a sua fundadora, Professora Emília Galrão Cardoso, a premiadíssima e tradicionalíssima fanfarra, hoje é conhecida como Banda Marcial Municipal “Tia Emília

Em 2019 a Banda “Tia Emília” celebrou o “Jubileu de Ouro” – meio século dedicado ao ensino da música e da dança, formando acima de tudo, cidadãos.

O Corpo Musical da Banda é formado por instrumentos de sopro e percussão, enquanto a Linha de Frente é composta pelo corpo coreográfico, estandarte, pelotão de bandeiras, guardas de honra e balizas.

Todos os jovens instrumentistas recebem orientação e acompanhamento teórico/prático dos profissionais da Equipe Técnica, onde aprendem e desenvolvem suas aptidões musicais através da leitura de partitura e da técnica instrumental.

A equipe técnica da Banda “Tia Emília” é formada por:

  • Maestro José Inácio Bezerra Neto: regente, arranjador, professor do calibre fino (trompete e flugelhorn), percussão, teoria musical e solfejo;
  • Professor Marcos Padilha: auxiliar técnico responsável pelo calibre grosso (tuba, trombone de vara e euphonium), teoria musical e solfejo;
  • Pâmela Silva: coreógrafa responsável pela linha de frente.

A faixa etária para as inscrições dos alunos iniciantes é de 10 a 15 anos de idade, tanto para o Corpo Musical como para a Linha de Frente. Todos os jovens instrumentistas passam por um período de aprendizagem teórico/prático na escolinha de alunos iniciantes da Banda, antes de participarem dos ensaios gerais. Este período que dura, em média, de 3 a 6 meses é de suma importância para o aprendizado, adaptação e familiaridade do aluno com o seu instrumento e com a notação musical, responsável por alfabetizá-lo musicalmente.

Atualmente a Banda conta com um contingente de 80 componentes, distribuídos entre o corpo musical (40 componentes), linha de frente (20 componentes) e alunos iniciantes (20 alunos), podendo chegar a um total de cem alunos atendidos.

Durante a semana são desenvolvidas as atividades técnico/pedagógicas para os alunos iniciantes de sopro, percussão e teoria musical, e aos sábados acontecem os ensaios gerais da Banda Marcial e Linha de Frente.

Rua Raimundo José Cervenka nº 36

Cidade Jardim | Clube de Campo | Mairiporã/SP

© COPYRIGHT 2022 – Unidade de Gestão de Cultura – Todos os direitos reservados