LEVANTAMENTO OFICINAS

Olá! Obrigado por participar de nossa pesquisa de interesse!

Iniciaremos na próxima semana algumas Oficinas Culturais do Programa MAIS CULTURA MAIRIPORÃ, e queremos saber QUAIS SÃO SUAS ATIVIDADES DE INTERESSE!

Pra isso, a Unidade de Gestão de Cultura criou esta página que detalha todas as opções de atividades que estão previstas já para o mês de outubro de 2021. Veja aqui quais são e indique suas favoritas no formulário para que consigamos organizar a formação das turmas iniciais.

Conheça os módulos de oficinas culturais

Arte Educadora: Camila Francisco Melo da Silva

Proposta: O ballet consiste em unir a técnica, a música e atuação nos movimentos.  As turmas serão dividas por idade e/ou nível técnico, podendo atender do público infantil ao adulto. O objetivo principal desta oficina é dar  oportunidade para o público mais carente, que talvez não tivesse acesso a essa arte.

Arte Educador: Anderson Lima da Silva

A proposta consiste em ministrar uma série de oficinas de grafite, apresentando esta linguagem artística e suas técnicas, e a possibilidade de customizar diversos objetos utilizados no dia a dia, como camisetas, tênis, bonés, peças decorativas, materiais recicláveis resignificados usando o grafite.
Ao final das oficinas será realizada uma exposição dos trabalhos produzidos no período.

Arte Educador: André Coletto Pedro Fernandes (André Inea)

Os estudos vão do desenho e seus desdobramentos em planos até estudos de modelagem de escultura em argila. Será apresentado o estudo da figura humana como base de formação artística, como os grandes Mestres da Arte ensinam. 

Arte Educadora: Anastácia Marcia Hayne Santos (Naná Nayne)

Venha aprender a produzir acessórios e outras peças artesanais a partir do reuso de resíduos sólidos e do lixo eletrônico.  Excelente oportunidade de aprendizado para geração de renda. A partir de 14 anos.

Arte Educadora: Cássia Maria

Oficina de percussão para iniciantes interessados em conhecer os ritmos, cantos e danças do Brasil através de estudos práticos de coordenação motora, leitura rítmica básica e prática de instrumentos de percussão. Aprenderemos a tocar: pandeiro, surdo, tamborim, chocalhos, baldes, tampas e outros instrumentos percussivos ligados aos ritmos com os quais nos relacionaremos: Samba, Rap, Congo de
Ouro ̧ Ciranda, Funk e outros. Praticaremos no corpo e na voz os exercícios propostos.

Arte Educadora: Dandara Francisca Martinho da Luz

Atividade de vivências nas Corporalidades Populares, a partir das danças brasileiras, permeadas pelas ancestralidades indígenas, africanas e da influência europeia, bem como seus mitos, lendas, o sagrado e o profano, do espetáculo e do partilhar do povo.

Arte Educador: Diane Pedroso

O tecido acrobático é uma peça estratégica de contato com o circo. De fácil aprendizagem, pensando em um nível básico, o tecido possibilita pequenas acrobacias que produzem excelente bem estar ao corpo. As atividades seguirão as normas de segurança necessárias aos participantes.
Nesta Oficina você vai entrar em contato com o tecido acrobático e trabalhar o corpo para realizar algumas posturas básicas
até a criação de uma pequena coreografia.  Ao final da oficina serão realizados números de até 4 minutos cada, para todos os
participantes.

Arte Educador: Felipe de Magalhães Pedrosa

Oficina de aprendizado musical, com a utilização do próprio corpo, e de instrumentos harmônicos, melódicos e percussivos. Destinada a todos os níveis, do iniciante ao avançado. Será implementado o material pedagógico “Guia de estudo Teórico-Prático”, dividido em dois módulos: iniciação e aprofundamento. 

Arte Educador: Gilberto Caetano da Silva

A proposta é possibilitar o contato com as técnicas circenses e principalmente com o mundo lúdico e alegre que envolve o circo, mas que ao mesmo tempo exige muita disciplina e dedicação.
Modalidades oferecidas: Malabares (bolas, aros, claves); Acrobacia (cambalhotas, parada de mão, saltos); Pirâmides (com dois, três, quatro, figuras estáticas); Pratos de equilíbrio (com um, dois ou três girando ao mesmo tempo); Diabolô; Fitas de ginástica olímpica e Perna de Pau (pequenas com apoio nos pés).

Arte Educador: Guilherme Rodrigues Ribeiro

Oficina de dança urbana, livre para todos os públicos. O objetivo é trabalhar o corpo, criar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo e colaborativo.

Arte Educador: Igor Pinheiro Barbosa

Oficinas livres teóricas-práticas de teatro, a partir de técnicas e jogos teatrais para o desenvolvimento expressivo do educando, levando a aquisição da linguagem teatral e desenvolvendo potencialidades. O aluno conhecerá o passo a passo da construção de uma apresentação teatral, até a sua apresentação final.

Arte Educador: Nair Esteves de Freitas

Esta oficina ensinará diferentes técnicas de artesanato como costura, bordado, tricô, pintura, entre outras. Ótima oportunidade de aprendizado para geração de renda.

Arte Educador: Pamela da Silva

A oficina trabalha o conhecimento corporal e rítmico e é dividida em grupos: Corpo Coreográfico, Pelotão Cívico, Mor de Comando e Balizas.  As alunas e alunos poderão compor o Grupo de linha de Frente da Banda Marcial de Mairiporã “Tia Emília”.

Arte Educador: Ralf Jesus Oliveira da Silva

METALOPET VIBRANTE é um instrumento musical (Metalofone Ecológico) construído através de garrafas e tampinhas de plástico (Pet), elaborado pelo instrumentista e luthier, professor Ralf Jesus.  O projeto tem como objetivo principal introduzir as crianças ao ensino musical, por meio de brincadeiras musicais,  e às noções de sustentabilidade, através da construção dos instrumentos.

Arte Educador: Raul Alfredo Duran

Esta oficina de pintura é uma proposta de formação livre que objetiva o desenvolvimento da autoconfiança e a da descoberta do aluno em suas aptidões e potenciais. Para todos os públicos.

A partir da introdução da proposta pedagógica os desafios são sempre renováveis. Há sempre novas perspectivas de aprofundamento sobre as temáticas em geral, como as perspectivas de profundidade, tons, ambientação, luz e sombra, etc. Ao final da oficina haverá uma exposição dos novos artistas plásticos.

Arte Educadora: Roberta Cristina Florêncio de Melo

Aprendizado de técnicas e conhecimento para operação do maquinário para corte e costura e manufatura de roupas, artesanato e
produtos, que poderão contribuir para uma possível geração de fonte de renda.
Ao longo do curso, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoarem suas habilidades manuais, artísticas, a criatividade, autonomia e autoestima, além de serem orientados e estimulados a empreender.

Arte Educador: Samuel Dimitrius

O curso consiste em uma imersão ao mundo audiovisual buscando o conhecimento técnico e histórico de uma forma lúdica e prática.
Um olhar sobre todas as mídias que compõem a existência do audiovisual, entendendo suas semelhanças, diferenças e finalidades.
A proposta é estudar as principais funções em uma equipe de audiovisual (direção, fotografia, roteiro, produção, direção de arte, edição, som etc.) e  desenvolver o potencial criativo, necessário à geração de novas ideias e à ampliação das possibilidades de solução de problemas em diversas linguagens. Ao longo do curso os alunos criarão suas próprias produções audiovisuais, utilizando ferramentas e tecnologias acessíveis.

Arte Educadora: Sandra Sueli da Silva

A dança é a arte de movimentar o corpo, sendo uma das três principais artes cênicas, ao lado do teatro e da música.
As aulas exploram diferentes possibilidades, a partir de movimentos básicos do corpo em adequação ao trabalho das valências físicas, tais como: força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, agilidade e velocidade. A dança livre permite trabalhar vários estilos de dança, buscando desenvolver e estimular o conhecimento corporal, o que auxilia no autocontrole e na autoestima. 

Arte Educador: Silvio Neves de Souza

O projeto visa propagar a cultura do violão na cidade, por meio do ensino da música popular. 
Durante o curso, os alunos aprenderão técnicas de violão popular, rock, baladas, música popular brasileira, slads, mutt (abafados), samba e bossa, tablaturas e cifras.

Arte Educadora: Solange Andrade Fernandes

Aulas de dança do ventre e jazz dance para a população local, de idades diversas promovendo a interação e conhecimento sobre a dança.

Arte Educador: Marcos Pereira Pardinho 

Estudos especializados para instrumentos de sopros de metais de todos os níveis. Estudos didáticos técnicos e musicais direcionados para os instrumentos e prática de conjunto. Acima de 10 anos de idade.

Arte Educador: Tiago Andrade Campos

A proposta da oficina é mostrar ao público um panorama geral dessa  arte, introduzindo os aspectos básicos como a história e evolução da modalidade, os principais estilos e artistas nacionais e internacionais, as várias técnicas de produção e as etapas do desenvolvimento do trabalho: a escolha da imagem, a preparação desta de maneira manual ou digital, a confecção dos moldes, a utilização dos variados tipos de tinta (principalmente tinta spray) e, por fim, a elaboração de murais utilizando-se dessa técnica, tanto de modo isolado quanto em associação com o graffiti.

Arte Educadora: Priscila Braz

Os participantes dessa oficina irão adentrar um universo lúdico teatral através de práticas corporais e vocais, do conhecido “Alfabeto do Corpo” de Zygmunt Molik. Não há necessidade que o participante tenha conhecimento ou experiência artística, pois a ludicidade e os exercícios que serão propostos, trazem em si práticas e objetos do cotidiano.

Preencha o Formulário de interesse!