MAIRIPORÃ OBTÉM A MAIOR NOTA DO IDEB ENTRE CIDADES DA GRANDE SP

Educação municipal atingiu a marca de 6,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2021.

Divulgado no último dia 16 de setembro, a educação de Mairiporã obteve uma nota de 6,2 no ano de 2021, sendo a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os municípios que formam o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

Um comparativo aponta Caieiras com a nota 6; Cajamar com 5,8; Franco da Rocha e Francisco Morato com a nota de 5,7, respectivamente e Guarulhos, que faz parte da grande São Paulo com nota de 5,6, sendo que a média nacional foi de 5,8.

De acordo com a Prefeitura de Mairiporã, através da secretaria municipal de educação, a conquista é fruto de muito trabalho e dedicação por parte de toda a equipe técnica, composta por professores, gestores e demais colaboradores, que somam forças e trabalham de forma integrada para proporcionar mais acolhimento e ofertar uma maior qualidade de ensino e convivência dentro do ambiente escolar.

“Mesmo diante da pandemia, quase dois anos de aulas presenciais suspensas, a educação de Mairiporã superou a média nacional e superou também a meta 6,0 estipulada por nós. Esse número não é só um estimulante para avançarmos ainda mais, mas tem um valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos, priorizando o desenvolvimento dos alunos.”, destacou o prefeito.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e varia de 0 a 10, reunindo em um só indicador os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões.

Se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação, servindo de ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, cuja a meta para 2022 era de média 6, superada pela cidade.