Prefeitura implanta prontuário eletrônico do cidadão

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, está implantando o Prontuário Eletrônico do Cidadão. O projeto começou a funcionar no município no primeiro semestre deste ano na unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jd. Pinheiral. Neste segundo semestre, o Prontuário Eletrônico está sendo implantado na Casa de Atenção a Saúde da Mulher, CAPS I, CAPS AD e UPA Masuo Osato.

A meta da Secretaria é implantar 100% da rede informatizada para fornecer qualidade no atendimento e resolutividade. Para isso, acaba de adquirir 168 computadores e mais de 100 impressoras. Além disso, vale ressaltar que já está processo de estudos a ampliação de rede de internet nas unidades mais distantes.

A informatização desses processos nas UBSs pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. A implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

O PEC conta com um módulo de cidadão, totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde, que permite fazer manutenção desses cadastros tanto para os cidadãos atendidos eventualmente na UBS como para cidadãos acompanhados pelos profissionais das equipes.