Prefeitura inaugura novo e moderno Centro de Controle e Operações de Segurança

Novo CCO de Mairiporã conta com mais de 50 câmeras e realizará monitoramento da cidade 24 horas

Na última quinta-feira, 27, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana, inaugurou o novo Centro de Controle e Operações (CCO) de Mairiporã.

Trata-se de um sistema de monitoramento avançado que conta com mais de 50 câmeras instaladas por toda a cidade, criando uma cerca digital ao redor do município. Parte destas câmeras conta com o moderno Sistema Detecta, mecanismo que busca inibir, principalmente, roubos e furtos. Com o Detecta, todos os veículos que passam pela cerca digital tem suas placas analisadas, para saber se há registro de roubo ou qualquer outra ocorrência.

“No início do mês inauguramos a tão sonhada Guarda Civil Municipal. E agora lançamos o novo CCO, que conta com um sistema moderno, com monitoramento por câmeras 24 horas por dia. Sem dúvidas avançamos muito na segurança pública em Mairiporã. A população pode ter certeza de que está mais segura”, disse o prefeito Antonio Aiacyda.

Sistema Detecta

Muito mais que um sistema de monitoramento inteligente, o sistema Detecta é o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.