PREFEITURA PROMOVE EVENTO DO ‘SETEMBRO AMARELO’

Mês é marcado com ações locais de prevenção ao suicídio.

Na manhã de quarta-feira (28) a Prefeitura de Mairiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o ‘1º Torneio pela Vida’, um evento alusivo ao “Setembro Amarelo”, em que motivos ligados a figura do girassol são utilizados para lembrar a importância da prevenção ao suicídio. A ação aconteceu no ginásio municipal de esportes Florêncio Pereira “Sarkisão” e contou com a participação de representantes dos CAPS dos municípios de Jundiaí, Franco da Rocha e Francisco Morato, além dos profissionais ligados as equipes de saúde mental locais que atuam no CAPS 1, CAPS AD e CAPS IJ – RT. O denominado torneio foi aberto com apresentações musicais, palestra e na sequência, a confraternização ficou por conta de partidas de futebol de salão.

De acordo com o site da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o suicídio de jovens com idades entre 15 a 29 anos é quarta maior causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

“Em Mairiporã, a Secretaria de Saúde tem intensificado as políticas públicas de saúde mental e a atividade marcou o encerramento do mês em atendimento a estratégia de prevenção”, segundo o secretário municipal de saúde de Mairiporã.