Prefeitura realizará visitas casa a casa para controle do caracol africano gigante!

Na próxima semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação Integrada entre as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental e ESF Fernão Dias, realizará visita casa a casa na Rua Alzira Ferreira Campos com o objetivo de orientar a população sobre o manejo do ambiente domiciliar para o controle do “caracol africano gigante”.

Após investigação epidemiológica e coleta de amostras para identificação em laboratório de Saúde Publica de referência (Superintendência de Controle de Endemias/Secretaria Estadual de Saúde), a presença da espécie Achatina fulica foi confirmada. Ainda são aguardados os resultados conclusivos sobre a potencial infecção destes animais por verminoses (exames de cultura em andamento no Instituo Adolfo Lutz/Secretaria Estadual de Saúde).

A Prefeitura solicita que a população não manipule diretamente os caracóis e seus ovos sem proteção e receba os agentes de saúde para esclarecimentos de forma adequada.