Com o objetivo de preservar vidas e estimular o treinamento de pessoas para agir em casos de emergência a Superintendência de Defesa Civil de Mairiporã, coordenou na quarta –feira,20, um Exercício Simulado de Abandono Emergencial de Área, com a comunidade do bairro Jardim Carpi.
A ação simulou a ocorrência de deslizamento de terra e o deslocamento emergencial de pessoas que moram em áreas consideradas de risco, além de capacitar os moradores e técnicos para agirem de maneira eficaz em momentos de precisão.
O objetivo do simulado, além da integração e a articulação das ações dos diversos órgãos envolvidos na resposta ao evento, reduzindo o tempo de atendimento essencial para diminuir os danos que seguem aos desastres, foi implantar o Mapa Comunitário de Risco para distribuição à população local. Também foi criado o 1° NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), que é um núcleo formado por voluntários da própria comunidade, para promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar e ou reduzir ocorrências de desastres.
O simulado envolveu o trabalho integrado das secretarias municipais, em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), com participação do 5º Grupamento de Bombeiros, Policia Militar, Concessionárias de serviços e Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri).