Mairiporã participa de eventos pela Igualdade Racial em Limeira e Francisco Morato

Mairiporã participa de eventos pela Igualdade Racial em Limeira e Francisco Morato

Em sintonia com avanço nas políticas de promoção da Igualdade Racial em todo o Estado, membros do COMPIR de Mairiporã representam nossa cidade em encontro em Limeira e inauguração de Casa Afro em Francisco Morato

 

No mês de maio, o nosso município marcou presença em dois importantes eventos voltados para a promoção da igualdade racial no Estado de São Paulo. Representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) participaram de atividades em Limeira e Francisco Morato, reforçando seu compromisso com a luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira.

No dia 13 de maio, Mairiporã participou da inauguração da Casa Afro em Francisco Morato, junto com outras cidades da bacia do Juquery e do Estado de São Paulo. A presidente do COMPIR, Lourdes Toledo, e os conselheiros Rosa Marina Costa, Rosely Damascena e Ricardo Maciel estiveram presentes no evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A cerimônia contou com a prefeita Renata Torres de Sene, o secretário de Assistência Social, Wagner Carneiro de Santana, e o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira.

A Casa Afro Moratense Geralda Alves Santa Rosa, inaugurada na ocasião, é uma iniciativa do governo estadual destinada a reconhecer e valorizar a história e cultura afro-brasileira. Além disso, busca promover o desenvolvimento social e econômico, cidadania e o enfrentamento ao racismo.

Já no dia 28 de maio, Mairiporã esteve no Encontro dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial em Limeira, que reuniu diversas cidades paulistas. Representando o COMPIR, a presidente Lourdes Toledo e o conselheiro Jorge Paiva participaram de um evento organizado pelo Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), realizado no teatro Nair Bello. A abertura contou com a presença de autoridades como a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, e o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Gil Marcos Santos, assim como de membros dos conselhos de uma miríade de cidade paulistas como, Araraquara, Araras, Barueri, Capivari, Cordeirópolis, Pirangi, Rio Claro, São Vicente, Votuporanga, Cotia, Franca, Franco da Rocha, Itatiba, Itu, São José do Rio Preto, São Paulo, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Jaú, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos e Suzano.

O encontro proporcionou uma rica troca de experiências e debates sobre políticas públicas e ações afirmativas para a população negra. Entre os temas abordados, destacaram-se os desafios e avanços dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial, iniciativas de saúde para a população negra e estratégias para fortalecer os conselhos municipais.

Essas participações reforçam o compromisso de Mairiporã em avançar nas políticas de igualdade racial e fortalecer a luta pela justiça e cidadania para a população negra.

Pular para o conteúdo