Warning: Undefined array key "active" in /var/www/html/mairipora.sp.gov.br/web/wp-content/plugins/simple-popup-manager/index.php on line 148

Mairiporã realizará etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Após quase 20 anos desde a 3º conferência, governo federal convocado estados e municípios a promoverem etapas regionais a fim de culminar em encontro nacional em dezembro

 

Mairiporã, sexta-feira(14) – No ensejo da realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho de 2023, agora será a vez das trabalhadoras e trabalhadores da gestão e educação em saúde discutirem junto à sociedade civil sua participação e contribuição para o Sistema único de Sáude (SUS). A etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), será no dia 19 de junho, das 8h às 12h, na Sede do Clube de Campo Mairiporã, localizada na Rua Raymundo José Cervenka, nº 25, no bairro Cidade Jardim. Toda a população está convidada para essa oportunidade de debater e contribuir para a construção de políticas públicas voltadas à saúde, educação e valorização dos trabalhadores do SUS.

 

O SUS e a Participação Social

O SUS assegura que, conforme o Art. 196 da Constituição Federal, “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Através de políticas sociais e econômicas, o SUS visa reduzir o risco de doenças e garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde. Com uma força de trabalho que envolve mais de 4 milhões de profissionais, majoritariamente mulheres, o SUS tem sua formação e educação permanente ordenadas pelo poder público, conforme previsto no Art. 200 da CF, além de ter como um de seus pilares a participação social da comunidade na gestão do sistema, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 8.142/90.

 

A Importância da 4ª CNGTES

A 4ª CNGTES é um marco no processo de fortalecimento do SUS. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”, a conferência deste ano visa destacar a importância dos trabalhadores do SUS e discutir diretrizes que garantam a valorização e qualificação contínua desses profissionais, tema esse que vem sendo visitado desde a primeira conferência, de 1986. A participação ativa dos conselhos de saúde e a colaboração entre os setores de educação e trabalho são cruciais para a implementação de políticas que promovam a equidade e a universalidade do atendimento à saúde.

 

Programação e Participação

Durante a etapa municipal serão discutidas propostas para a melhoria das condições de trabalho e a formação dos profissionais de saúde, além de estratégias para aumentar a participação social na gestão do SUS. Os participantes poderão contribuir com suas experiências e sugestões, reforçando o compromisso na promoção da saúde pública.

A realização desta etapa municipal é essencial para fortalecer o controle social e garantir que as políticas públicas de saúde atendam às necessidades da população, respeitando a diversidade territorial e humana do Brasil.

 

Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES)

  • 19 de junho, das 8h às 12h
  • Sede do Clube de Campo Mairiporã – Rua Raymundo José Cervenka, nº 25, Cidade Jardim, Mairiporã

Para informações detalhadas acesse o documento orientador clicando aqui e veja os 3 eixos de discussão propostos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e seus sub-eixos. Acesse também o formulário aqui para o envio de proposta de Atividade Autogestionada a ser realizada no dia 10 de dezembro de 2024 das 09h00 às 10h30 no local de realização da Etapa Nacional da 4ª CNGTES.

Pular para o conteúdo