Ouvidoria

A sua voz é a sua força

Ouvidoria Geral do Município

ROSANGELA CORDEIRO SILVA KIAPINE

(11) 4419-8027

ouvidoria@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento
8:30h às 16:30h

Alameda Tibiriçá, 374 - Vila Nova Mairiporã/SP

Carta de Serviços

Missão, Visão e Valores: A Subprefeitura busca zelar por um bom atendimento aos munícipes de Terra Preta, de forma sustentável para administração pública, com respeito e visão de futuro, tanto de forma administrativa quanto operacional


Subprefeito Sr.
Rodolfo Leandro Iannuzzi

A Subprefeitura de Terra Preta realiza atendimento e abertura de processos em geral, presencialmente, por e-mail, telefone ou on-line (orientação) além da conferência de pagamento de taxas, distribuição de processos, acordos de dívida ativa mobiliária e imobiliária, utilizando o sistema CONAM.

Através de equipes operacionais, a Subprefeitura realiza serviços externos como: manutenção viária e zeladoria dos espaços públicos, de acordo com as demandas e ordens de serviços.

I – Serviço: Manutenção Viária

Descrição: Patrolagem em ruas e estradas de terra, desassoreamento de córregos, limpeza de caixas de captação de águas pluviais.

Acessar o serviço: Whatsapp: (11) 99832-4838

E-mail: terrapreta.atendimento@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Atendimento ao público das 08:30 as 16:30

End.: Av. Pietro Petri, 35 – Centro de Terra Preta – CEP: 07661-435

Telefone: (11) 4486-1144 / (11) 4486-1953

II – Serviço: Roçagem e Zeladoria

Descrição: Limpeza, roçagem e zeladoria de vias, praças e espaços públicos do Distrito de Terra Preta.

Acessar o serviço: Whatsapp: (11) 99832-4838

E-mail: terrapreta.atendimento@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Atendimento ao público das 08:30 as 16:30

End.: Av. Pietro Petri, 35 – Centro de Terra Preta – CEP: 07661-435

Telefone: (11) 4486-1144 / (11) 4486-1953

III – Serviço: Protocolo

Descrição: Recebimento de documentos diversos, abertura de processos administrativos (protocolo) solicitados pelos munícipes ou internos. IPTU: Emissão de 2ª via das parcelas do ano vigente / dívida ativa e boleto único para quitação.

Dívida Ativa: Extrato, parcelamento de débitos e programa REFIS.

Acessar o serviço: http://prefeiturademairipora.com.br/servicos-ao-cidadao/   (Site da Prefeitura)

E-mail: terrapreta.atendimento@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Atendimento ao público das 08:30 as 16:30

End.: Av. Pietro Petri, 35 – Centro de Terra Preta – CEP: 07661-435

Telefone: (11) 4486-1144 / (11) 4486-1953

Missão: Representar o Município de Mairiporã na defesa dos interesses públicos, promovendo soluções jurídicas seguras e efetivas, alinhadas à ética, probidade e legalidade.

Visão: Ser reconhecida como órgão de representação jurídica de excelência e em constante inovação.

Valores: Compromisso, transparência, ética, iniciativa, efetividade, legalidade, moralidade, defesa dos interesses públicos.

Apresentação: A Procuradoria Geral do Município é um órgão jurídico e instituição de caráter permanente, tem a finalidade de definir o posicionamento técnico-jurídico do Município, desempenhando as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo, representação nas ações de cobrança de Dívida Ativa, o processamento dos procedimentos disciplinares, bem como a execução de todas as atividades compatíveis e correlatas com sua área de atuação.

Secretário: Edison Pavão Junior
I. Serviço:
– Acessar serviço: http//prefeiturademairipora.com.br/servicos-ao-cidadao/
– Agendar atendimento: –
– E-mail: juridico@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: O atendimento poderá ser feito na Prefeitura, através do Agiliza (segunda a sexta-feira das 8:30 às 16:30h) ou através do site ou dúvidas para o nosso e-mail.
– Telefone: (11) 4419 8038, (11) 4419 8039

PROCURADORIAS VINCULADAS/RESPONSÁVEL:

a) Procuradoria de Pessoal Temporário e Estatutário – Marcio Yukio Tamada
b) Procuradoria Administrativa (licitações, contratos e convênios) – Walker Gonçalves
c) Procuradoria do Patrimônio Fundiário, Imobiliário e Ambiental – Alessandra Aires Gonçalves Reimberg
d) Procuradoria Judicial Comum – Roberta Costa Pereira da Silva
e) Procuradoria do Contencioso Tributário – Walker Gonçalves
f) Procuradoria da Dívida Ativa – Dalmo Tomaz Pereira

COMPETÊNCIAS/SERVIÇOS PRESTADOS (conf. Lei Complementar 431/2021 – art. 14, § 2º e ss.)

a) Procuradoria de Pessoal Temporário e Estatutário. Competência: a atuação contenciosa e consultiva no que se relacionar aos agentes estatais, servidores estatutários, ocupantes de cargo em comissão e trabalhadores temporários.

b) Procuradoria Administrativa (Licitações, Contratos e Convênios). Competência: a atuação consultiva acerca de procedimentos licitatórios, contratos administrativos e convênios, inclusive exercendo o controle interno desses atos celebrados pelos órgãos do Poder Executivo.

c) Procuradoria do Patrimônio Fundiário, Imobiliário e Ambiental. Competência: atuação contenciosa e consultiva referente ao patrimônio fundiário, imobiliário e ambiental do município, inclusive a atuação em processos de usucapião, desapropriação e sucessões hereditárias, arrecadação de bens de ausentes, bens jacentes, falências e concordatas, parte ou terceiro, nesses últimos dois casos, desde que envolvidos interesses fundiários ou imobiliários do município.

d) Procuradoria Judicial Comum. Competência: toda atuação contenciosa na esfera judicial não atribuída às demais procuradorias especializadas.

e) Procuradoria do Contencioso Tributário. Competência: representar a Fazenda Pública Municipal em todas as lides cujos objetos sejam créditos tributários, independentemente do polo ocupado pelo estado na relação processual, podendo, inclusive, com autorização do Procurador Geral do Município, propor, aceitar e firmar os acordos permitidos por lei, além de parcelamentos.

f) Procuradoria da Dívida Ativa. Competência:

I. SERVIÇO: EXTRATO DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS E MOBILIÁRIOS • Descrição:
Para munícipes qualificados como Proprietários/Compromissários/Locatários de imóvel e empresas cadastradas no município efetuarem a pesquisa de eventuais débitos de IPTU, Taxa de licença e ISS inscritos em dívida ativa.

• Acessar serviço: Presencialmente e disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã nos links a seguir: https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/extrato.php e https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/extrato_mobiliario.php

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de IPTU, carnê de taxa de licença ou ISS.

II. SERVIÇO: PARCELAMENTO OU PAGAMENTO À VISTA DE DÉBITOS

• Descrição:
Para munícipes qualificados como Proprietários/Compromissários/Locatários de imóvel e empresas cadastradas no município efetuarem o parcelamento ou pagamento à vista de débitos inscritos em dívida ativa.

• Acessar serviço: Presencialmente e disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://parcelamento.cidadao.conam.com.br/mairipora/

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de IPTU, carnê de taxa de licença ou ISS, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem o parcelamento.

III. SERVIÇO: 2ª Via Boleto Atualizado Dívida Ativa

• Descrição: Para munícipes qualificados como Proprietários/Compromissários/requente do parcelamento.

• Acessar serviço: Presencialmente e disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/2via_parcelamento.php

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, carnê de parcelamento de débitos.

IV. SERVIÇO: CERTIDÃO NEGATIVA IMOBILIÁRIA

• Descrição:
Certificar a não existência de débitos de IPTU inscritos em dívida ativa e no exercício vigente. • Acessar serviço: Disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/certidao_imobiliario.php ou via abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de IPTU, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem a solicitação.

V. SERVIÇO: CERTIDÃO NEGATIVA MOBILIÁRIA
• Descrição: Certificar a não existência de débitos de Taxa de Licença e ISS inscritos em dívida ativa e no exercício vigente.

• Acessar serviço: Disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/certidao_mobiliario.php ou via abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.

• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de taxa de licença e ISS, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem a solicitação.

VI. SERVIÇO: CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITO NEGATIVA IMOBILIÁRIA

• Descrição:
Certificar a existência de débitos de IPTU parcelados na dívida ativa e parcelas do exercício vigente em dia até a data de solicitação.

• Acessar serviço: Disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/certidao_mobiliario.php ou via abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/

• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de IPTU, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem a solicitação.

VII. SERVIÇO: CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITO NEGATIVA MOBILIÁRIA

• Descrição:
Certificar a existência de débitos de Taxa de licença e ISS parcelados na dívida ativa e parcelas do exercício vigente em dia até a data de solicitação.

• Acessar serviço: Disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora/certidao_imobiliario.php ou via abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/

• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã. • Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de taxa de licença e ISS, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem a solicitação.

VIII. SERVIÇO: CERTIDÃO POSITIVA

• Descrição:
Certificar a existência de débitos de IPTU, Taxa de Licença e ISS inscritos em dívida ativa e no exercício vigente.

• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/

• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, carnê de IPTU, carnê de taxa de licença e ISS, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem a solicitação.

VIII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITOS

• Descrição:
Certificar a não existência de débitos de Pessoa Física e Jurídica. • Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link https://mairipora.sp.gov.br/

• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.

• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão CNPJ, contrato social da empresa e procuração para terceiros efetuarem a solicitação.

ENDEREÇO DE FUNCIONAMENTO: Alameda Tibiriçá, 374, Centro, Mairiporã, CEP 07600-084.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8:00 às 17:00 horas

CANAIS DE RELACIONAMENTO COM O USUÁRIO:
Telefones:

Procuradoria de Pessoal Temporário e Estatutário – (11) 4419 8036
Procuradoria Administrativa (licitações, contratos e convênios) – (11) 4419 8037
Procuradoria do Patrimônio Fundiário, Imobiliário e Ambiental – (11) 4419 8037
Procuradoria Judicial Comum – Roberta Costa Pereira da Silva – (11) 4419 8036
Procuradoria do Contencioso Tributário – Walker Gonçalves – (11) 4419 8022/4419 8023
Procuradoria da Dívida Ativa – Dalmo Tomaz Pereira – (11) 4419 8065/4419 8066/4419 8067/4419 8068/4419 8069/4419 8070/4419 8071

Endereços eletrônicos:
Procuradoria de Pessoal Temporário e Estatutário – juridico@mairipora.sp.gov.br
Procuradoria Administrativa (licitações, contratos e convênios) –juridico@mairipora.sp.gov.br
Procuradoria do Patrimônio Fundiário, Imobiliário e Ambiental Procuradoria Judicial Comum – juridico@mairipora.sp.gov.br
Procuradoria do Contencioso Tributário – procuradoriafiscal@mairipora.sp.gov.br
Procuradoria da Dívida Ativa – saj.dividaativa@mairipora.sp.gov.br

Missão, visão e valores: Oferecer à comunidade do Município de Mairiporã, educação que promova o desenvolvimento da cidadania. Proporcionar educação de excelência, oferecendo condições para a formação de pessoas que se auto- realizem, sejam felizes e participem construtivamente da sociedade para que a mesma seja mais justa, mais equânime, com vistas à convivência harmônica e o respeito mútuo.

Secretária Sra. Lilian Braga Vieira.
Secretária Adjunta Sra. Ieda Maria Amim Luz.

A Secretaria Municipal de Educação é o órgão próprio do Sistema Municipal de Ensino para planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar as atividades de ensino a cargo do Poder Público Municipal no âmbito da educação básica.

CARTA DE SERVIÇOS

I – Serviço: Transporte Escolar
– Descrição: Cadastramento Transporte Escolar para emissão de carteirinha para usuários do Transporte Escolar (alunos da rede municipal e estadual)
– Atendimento: Presencial: imediato/ordem de chegada;
Segunda a Sexta: 08h às 16h (Atendimento ininterrupto)
Avenida Tabelião Passarella, 850- Centro- Mairiporã – Piso Térreo
Telefone: 4604-0239
Observações:  Documentos exigidos dos usuários:

 – Cópia do comprovante de endereço em nome do responsável pela criança;

 – Cópia da certidão de nascimento ou do RG da criança;

 – Cadastro do transporte emitido pela Unidade Escolar.

II – SERVIÇO: CEMAD- Atendimento Educacional Especializado

– Descrição: Atendimento Educacional Especializado, por meio de Salas de Recursos e Salas de Complementação Pedagógica e Atendimento Psicológico.

Intervenções e orientações psicológica aos alunos da Rede Municipal e aos seus familiares e responsáveis, bem como orientação aos professores e equipe gestora.

Intervenções pedagógicas especializadas desde as creches até o 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais.

Orientações aos familiares, funcionários da Rede, monitores e estagiários que atuam diretamente com os alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Avaliações multidisciplinares dos profissionais atuantes: psicopedagogos, psicólogas e professores especialistas em Educação Especial.

Cursos de formação a profissionais envolvidos com a educação.

Visitas às escolas e creches com o objetivo de avaliar e orientar professores e funcionários em geral.

– Acessar serviço: Encaminhamento da Unidade Escolar do aluno, estar frequentando à Rede Municipal de Ensino

– E-mail: cemad@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: Presencial Segunda a sexta-feira: das 7h às 18h.

 Avenida Tabelião Passarella, 850- Centro- Mairiporã – Piso Térreo

– Telefone: 4604-0210 |  4604-0211

III – SERVIÇO: Central de vagas em creche

– Descrição: Para dar publicidade, transparência e equidade, todos alunos na idade de 4 meses a 3 anos de idade, que frequentarão as creches deverão realizar cadastro em nome da criança para entrar na lista de classificação. Essa lista é publicada mensalmente no Imprensa Oficial da Prefeitura
– E-mail: educacao@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: Segunda a sexta-feira: das 8h às 16h(Atendimento ininterrupto)

Avenida Tabelião Passarella, 850- Centro- Mairiporã – Piso Térreo

– Telefone: (11) 4604 -0213

– Observações: Os documentos necessários para a inscrição são:

– Documento Oficial da Criança – RG ou Certidão de   nascimento;

– Comprovante de residência atualizado;

– Telefones para contato.


IV –
 SERVIÇO: Supervisão de ensino

– Descrição: Assessora, acompanha, orienta, avalia e controla os processos educacionais implementados nas diferentes instâncias do Sistema Municipal de Ensino
– Atendimento: Presencial, imediato, por ordem de chegada

Segunda a sexta-feira: das 8h às 16h (Atendimento ininterrupto)

Avenida Tabelião Passarella, 850- Centro- Mairiporã – Piso Térreo

Telefone: (11) 4604 -0228

Missão, visão e valores: Promover o bem-estar público através da gestão e planejamento do território, da busca pelo acesso às benesses do processo de urbanização a toda a população e da garantia ao direito à moradia universal.

Secretário Sr. Alexandre dos Santos Boava         
Secretário Adjunto Sr.
Rafael De Sordi Zanola

A Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano é responsável pelo ordenamento territorial do Município. Através de suas ações, todas as demais políticas públicas setoriais, podem atingir seus objetivos com maior exatidão e qualidade. Além da gestão e planejamento territoriais, a Secretaria é também competente a sanar o histórico déficit habitacional existente através de ações e melhorias qualitativas nas moradias e no ambiente urbano e quantitativo, com a produção de unidades habitacionais voltadas principalmente à população de baixa renda Mairiporanense.

I – SERVIÇO: Regularização Fundiária

  • Descrição: Promoção da regularização fundiária de interesse social e condução dos processos de regularização fundiária de interesse específico.
  • Acessar serviço: https://protocolo.cidadao.conam.com.br/mairipora/
  • Agendar atendimento: Via telefone ou WhatsApp ou e-mail
  • E-mail: urbanistico@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 08h30min às 16h30min, Alameda Dona Sinharinha Passarela, nº 230 – Cidade Jardim – Mairiporã/SP
  • Telefone: 11-4604.2173
  • Whatsapp: 11-97243.1274


II – SERVIÇO:
Planejamento Urbano

  • Descrição: Condução e acompanhamento da aplicabilidade das normativas de gestão e planejamento territoriais, em especial o Plano Diretor participativo.
  • Acessar serviço: [em processo de criação da plataforma SIGMA]
  • Agendar atendimento: Via telefone ou WhatsApp ou e-mail
  • E-mail: urbanistico@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 08h30min às 16h30min, Alameda Dona Sinharinha Passarela, nº 230 – Cidade Jardim – Mairiporã/SP
  • Telefone: 11-4604.2173
  • Whatsapp: 11-97243.1274

III – SERVIÇO: Habitação

  • Descrição: Gestão da demanda habitacional voltada, principalmente, à população de baixa renda
  • Acessar serviço: [não há]
  • Agendar atendimento: Via telefone ou WhatsApp ou e-mail
  • E-mail: habitacao@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 08h30min às 16h30min, Alameda Dona Sinharinha Passarela, nº 230 – Cidade Jardim – Mairiporã/SP
  • Telefone: 11-4604.2173
  • Whatsapp: 11-97243.1274

Missão, Visão e Valores: Elaborar projetos de infraestrutura urbana e edificações, construir, restaurar, ampliar e fiscalizar obras e equipamentos públicos que resultem na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, bem como aprovar e fiscalizar obras particulares que impactam o ordenamento territorial e influenciam diretamente nas questões de infraestrutura urbana.


Secretário Sr. Marcus Ivonica    
Secretária Adjunta Sra.
Christiane Borba Perrucci

A Secretaria Municipal de Obras e Planejamento é responsável pelo planejamento e elaboração de projetos e construção de obras públicas, pavimentações e recapeamentos de vias, redes de drenagem municipal, extensão de rede de iluminação pública e também, por aprovar projetos particulares, fiscalizar e criar leis e planos que regulamentam o desenvolvimento municipal e sua infraestrutura básica.

Serviço: Alvará de projeto

Descrição: É feita a análise do Projeto Arquitetônico da construção e verifica se ele está em conformidade com a legislação municipal.

 Documentos necessários para abertura de processos:

  • CPF ou CNH do Proprietário;
  • Matrícula do Imóvel atualizada (até 180 dias);
  • Espelho do IPTU;
  • RRT ou ART de projeto;
  • Memorial Descritivo;
  • Projeto arquitetônico
  • Certidão negativa de débitos

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ 

Telefones: (11) 4604-0916 | (11) 4604-0915

E-mail: so.fiscalizacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:

Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

Serviço: Alvará de Construção

Descrição: Alvará de construção é a autorização de qualquer tipo de construção em terreno particular.

Legislação pertinente: Lei complementar 438/2021 e 416/2020

Requisitos: O requisitante deve ser o proprietário do imóvel ou seu representante legal.

O responsável técnico deverá ter cadastro válido na Prefeitura de Mairiporã

Os responsáveis técnicos de outros municípios deverão fazer inscrição de eventual. A inscrição de eventual somente é válida para um único processo.

Documentos necessários para abertura de processos:

  • CPF ou CNH do Proprietário;
  • Matrícula do Imóvel atualizada (até 180 dias);
  • Espelho do IPTU;
  • RRT ou ART de projeto e execução;
  • Memorial Descritivo;
  • Projeto arquitetônico
  • Certidão negativa de débitos

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ

Telefones: (11) 4604-0916 | (11) 4604-0915

E-mail: so.fiscalizacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:

Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

Serviço: Habite-se

Descrição: Documento que comprova que o imóvel está apto a ser habitado e de acordo com o projeto aprovado.

Legislação pertinente: Lei complementar 416/2020

Requisitos: O requisitante deve ser o proprietário do imóvel ou seu representante legal.

O responsável técnico deverá ter cadastro válido na Prefeitura de Mairiporã

Os responsáveis técnicos de outros municípios deverão fazer inscrição de eventual. A inscrição de eventual somente é válida para um único processo.

Documentos necessários para abertura de processos:

  • CPF ou CNH do proprietário;
  • Espelho do IPTU
  • Matrícula do imóvel atualizada (até 180 dias);
  • Alvará de construção
  • Planta aprovada.
  • Laudo comprovando a estrutura da obra
  • ART ou RRT referente ao laudo
  • Guia de INSS da obra
  • Certidão negativa do imóvel

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ

Telefones: (11) 4604-0916 | (11) 4604-0915

E-mail: so.fiscalizacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:

Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

Serviço: Desdobro de Lote

Descrição: Desdobro de lote é o documento que autoriza a divisão do terreno em duas ou mais partes para fins de averbação no Cartório de Registro de Imóveis.

Legislação pertinente: Lei complementar 438/2021 e Lei Estadual 15790/2015

Requisitos: O requisitante deve ser o proprietário do imóvel ou seu representante legal.

O responsável técnico deverá ter cadastro válido na Prefeitura de Mairiporã

Os responsáveis técnicos de outros municípios deverão fazer inscrição de eventual. A inscrição de eventual somente é válida para um único processo.

Documentos necessários para abertura de processos:

  • CPF ou CNH do proprietário;
  • Espelho do IPTU;
  • Matricula do imóvel atualizada (até 180 dias);
  • RRT ou ART;
  • Memorial Descritivo;
  • Projeto planialtimétrico.
  • Certidão negativa de débitos

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ

Telefones: (11) 4604-0916 | (11) 4604-0915

E-mail: so.fiscalizacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:

Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

Serviço: Numeração Predial

Descrição: Numeração Predial é o número oficial do imóvel

Legislação pertinente: Lei complementar 438/2021 e Lei Estadual 15790/2015

Requisitos: O requisitante deve ser o proprietário do imóvel ou seu representante legal.

Documentos necessários para abertura de processos:

  • CPF ou CNH do proprietário;
  • Espelho do IPTU;
  • Procuração, se for representante;
  • Alvará de Construção;
  • Matrícula ou contrato em nome do requerente.

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ

Telefones: (11) 4604-0916 | (11) 4604-0915

E-mail: so.fiscalizacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:

Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

Serviço: Certidão de Plano Diretor

Descrição: Documento que especifica, com base na legislação referente ao zoneamento, uso e ocupação de solo, visando à adequada utilização do espaço urbano.

Legislação pertinente: Lei complementar 438/2021

Requisitos: Poderá ser requisitado por qualquer pessoa, pois só informa em qual zoneamento o local está inserido e o que é permitido.

Documentos necessários para abertura de processos:

  • CPF ou CNH do requerente;
  • Matricula atualizada do imóvel;
  • Espelho do IPTU.
  • INCRA – apresentar croqui de localização

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ

Telefones: (11) 4604-0916 | (11) 4604-0915

E-mail: so.fiscalizacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:

Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

 

Serviço: Extensão de rede de iluminação pública

Descrição: Extensão de rede de iluminação pública

Documentos necessários para abertura de processos:

  • IPTU
  • Comprovante de residência
  • CPF ou CNH do requerente

Agendar atendimento: https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ

Telefones: (11) 4604-0909

E-mail: iluminacaopublica@mairipora.sp.gov.br 

Atendimento: Dia: Terça-feira e Quinta-feira

Horário: 08:30h as 12:00h | 13:30h as 16:30h

Local: Prefeitura municipal de Mairiporã.

Missão, visão e valores:

Turismo: Desenvolver políticas públicas para esse setor que cresce dentro dos âmbitos municipais, regionais, estaduais, federais e com uma demanda altamente internacional, seguindo todas as diretrizes, tornando assim a cidade cada vez mais evidente no mercado. Composta por uma equipe altamente qualificada e profissionais técnicos na área, como turismólogos, arquitetos, publicitário, gestores de políticas públicas para o Turismo, monitores e mestres. Pesquisar, planejar e desenvolver um turismo ordenado e sustentável com base na agenda 2030 na municipalidade, organizando toda cadeia do trade turístico auxiliando tecnicamente em âmbito regional em uma interlocução de uma região turística, sempre em bases sólidas com o intuito principal que é evidenciar e estruturar o Município Turístico de Mairiporã, tornando-o notório para que visitantes possam conhecer para preservar.

Esporte: Desenvolver atividades visando o bem estar dos munícipes e desenvolvimento social, com objetivo de fazer com que os frequentadores, praticantes de esportes, sejam muito bem acolhidos em todos os ambientes que utilizam e propagam a importância que a atividade física tem para a qualidade de vida trabalhando forte na medicina preventiva. Composta por uma equipe altamente qualificada e profissionais técnicos na área, O departamento de esporte acolhe, pesquisa, planeja e desenvolve um esporte organizando com diversas modalidades auxiliando tecnicamente em âmbito regional, sempre em bases sólidas com o intuito principal que é pratica de atividades esportivas com base na medicina preventiva, inclusão social e acessibilidade.

Juventude: A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), como parte do compromisso do Governo Federal com as demandas dos jovens, foi criada em 2005 com a finalidade de promover pesquisas e diagnósticos sobre a juventude brasileira, além de elaborar, consolidar e executar as Políticas Nacionais de Juventude. Mairiporã, em 2021, foi contemplada com esse segmento onde foi acolhida na pasta de Turismo e Esportes com muita qualidade e potencial. Promover saúde e educação de qualidade, gerar empregos, fomentar a qualificação profissional, facilitar o acesso à cultura, esporte, lazer e cidadania são tarefas que o Departamento da Juventude(DEJU) deve praticar para que seja eficiente a promoção de Políticas Públicas de Juventude.

SECRETÁRIO: Fernando César Brilha Brandão

CHEFE DE GABINETE: Turª e Gestora de Turismo Marguerite Fioravante dos Santos

DIRETOR DE TURISMO: Turº Jorge Salomão Chamma Neto

  • Atendimento ao público no geral à partir dos 6 (seis) meses de idade, oferecendo aulas esportivas e atividades totalmente gratuitas;

     

  • Modalidades coletivas e individuais ofertadas pela secretaria de turismo, esportes e juventude:
  • Alongamento;
  • Aqua Zumba;
  • Atletismo;
  • Basquete;
  • Baquete Adaptado – 50 mais;
  • Boxe;
  • Capoeira
  • Dança e Movimento;
  • Futebol;
  • Futsal;
  • Ginastica – 50 mais;
  • Hidroginástica;
  • Jiu-Jitsu;
  • Jogos da Mente;
  • Judô;
  • Karate;
  • Muay Thai;
  • Natação;
  • Taekwondo;
  • Tênis;
  • Treinamento Funcional;
  • Vôlei;
  • Vôlei Adaptado – 50 mais;
  • Yoga;
  • Apoio a eventos esportivos, de lazer e de cunho turístico;
  • Realização de eventos esportivos, de lazer e de cunho turístico;
  • Treinamento de auto rendimento de crianças e adolescentes;
  • Atividades desenvolvidas com grupos da melhor idade.

EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS E TURÍSTICOS

 CASA DO TURISTA E ARTESÃO – SEDE COMTUR(Conselho do Turismo) + SEDE ADTUR(Associação de Desenvolvimento Turístico)

 Avenida Tabelião Passarella, 676 – Centro – Cep: 07600-084

Funcionamento de Ações Administrativas: Segunda à Sexta das 08h às 17h.

Horário de Funcionamento da Casa do Artesão: Segunda à Sábado das 09h às 17h.

Telefone: (11) 4419-7357
WhatsApp: (11) 9 7147-9835

Email: turismo@mairipora.sp.gov.br

GINÁSIO MUNICIPAL FLORÊNCIO PEREIRA – SARKISÃO

Estrada do Rio Acima, 400 – Capoavinha – Cep: 07631-355

Funcionamento de Ações Administrativas: Segunda à Sexta das 08h às 17h

Aberto ao Público: Segunda à Sexta das 08h às 21h

Telefone: (11) 4419-2552

WhatsApp: (11) 4604-3025

Email: esportes@mairipora.sp.gov.br

CENTRO ESPORTIVO MUNICIPAL – BASE CENTRO

Rua Laudemiro Ramos, 85 – Centro – Cep: 07600-099

Funcionamento de Ações Administrativas: Segunda à Sexta das 08h às 17h

Aberto ao Público: Segunda à Sexta das 08h às 21h.

Telefone: (11) 4604-3025

WhatsApp: (11) 4604-3025

Email: esportesrecepcao@mairipora.sp.gov.br

 

CENTRO/PARQUE ESPORTIVO MUNICIPAL TERRA PRETA – SABATEP

Rua Antônio Álvaro Simões de Souza, s/nº – Colinas – Cep: 07661-200

Funcionamento de Ações Administrativas: Segunda à Sexta das 08h às 17h

Aberto ao Público: Segunda à Sexta das 08h às 20h.

Telefone: (11) 4486-2111

WhatsApp: (11) 4604-3025

Email: esportes@mairipora.sp.gov.br

PONTO DE APOIO AO CICLISTA

 Rua Raimundo José Cervenka, 36 – Cidade Jardim – Cep: 07600-372

Funcionamento: Todos os dias da semana das 08h às 17h

Telefone: (11) 4604-3025

WhatsApp: (11) 4604-3025

Email: esportes@mairipora.sp.gov.br     turismo@mairipora.sp.gov.br

PROJETO NAVEGA

 Rua Raimundo José Cervenka – próximo ao campo do Clube de Campo Mairiporã – Cep: 07600-372

Funcionamento: Segunda e Quarta /Terça e Sexta.

Manhã das 9h às 11h |  Tarde das 14h às 16h

Sábados – Navega Família : Das 9h às 13h.

Telefone: (11) 4604-2665

WhatsApp: (11) 4604-3025

Email: esportes@mairipora.sp.gov.br    

CENTRO DE INFORMAÇÃO AO TURISTA (CIT)

Avenida Tabelião Passarella, 465  Centro – Cep: 07600-084

Funcionamento: Segunda à Sexta das 08h às 17h

Telefone: (11) 4419-7357

Email: turismo@mairipora.sp.gov.br

DESCOBRINDO MAIRIPORÃ

O projeto Descobrindo Mairiporã está nascendo com muita força e integridade.

O mesmo consiste em planejamentos de rotas e roteiros na cidade e dentro desse aspecto em parceria com a Secretaria de Educação, cria-se um perfil de estudantes de várias idades e grupos da melhor idade, e os levamos para um passeio nos principais atrativos turísticos contando e explicando o que a cidade tem em sua fundamental importância em base histórica real com um imenso objetivo em florescer o senso de pertencimento nos estudantes e levando todo conhecimento da cidade onde moram deixando evidente a importância da preservação ambiental e sustentabilidade. Quantas pessoas que aqui residem à anos e não sabem a origem da cidade que moram, como e onde tudo começou, ou até mesmo, não sabem nem que existem aquele respectivo atrativo?

Esse projeto leva o conhecimento desde as primeiras idades da vida de um cidadão mairiporense. O lema desse projeto Descobrindo Mairiporã é CONHECER PARA PRESERVAR!

Para maiores informações sobre o projeto e agendamento:

CENTRO DE INFORMAÇÃO AO TURISTA (CIT)

 Avenida Tabelião Passarella,  – Centro – Cep: 07600-084

Funcionamento de Ações Administrativas: Segunda à Sexta das 08h às 17h.

Telefone: (11) 4419 7357

WhatsApp: (11) 9 7147-9835

Email: turismo@mairipora.sp.gov.br

 Horários e dias de atendimento ao público

O serviço é ofertado de segunda à sexta das 08h às 17h, por meio de garantia de segurança de acolhida, momento em que agentes administrativos recepcionam tal solicitação e buscam proceder com agendamento para atendimento técnico quando identificada tal necessidade.

Tempo de espera para o atendimento presencial

Mediante ordem de chegada, os locais dispõe de ambiente de espera com fornecimento de assentos, bebedouro, sanitários e acessibilidade.


Informações importantes para pleitear o atendimento/documentos exigidos dos usuários

Para realização de matrículas, fornecemos um link digital de acesso a plataforma de inscrição, a qual o aluno ou responsável legal, quando se tratar de menores de idade, irá anexar os seus respectivos documentos pessoais, autorizando assim o uso de imagem e preencher o questionário que deve ser aplicado individualmente de acordo com as especificidades de cada aluno, mais conhecido entre os técnicos no esporte de anamnese, pois cada aluno tem um perfil e se tiver algum atestado de algum médico deverá ser informado para que os técnicos e professores fiquem cientes do que o aluno tem ou não para iniciar a prática de atividades físicas regulares. Havendo a necessidade especifica de atendimento presencial, será possível a realização das matrículas com os atendentes administrativos que cada equipamento esportivo possui.

Documentação solicitada para matrículas

  • CPF do aluno ou responsável;
  • RG do aluno ou responsável;
  • Comprovante de residência em Mairiporã em nome do aluno ou responsável;
  • Comprovante de Vacinação COVID-19;
  • Foto 3×4
  • Declaração de matrícula escolar.

Obs.: A ausência de documentações não impõe impedimento de fazer as aulas, mas no ato o aluno ou responsável será avisado das pendências de documentação e somente será efetivada matrícula quando toda a documentação estiver completa, pois a vaga da atividade escolhida só será reservada em um prazo de 15 dias.

Local e forma para o usuário apresentar manifestação sobre a prestação de serviço

O usuário poderá manifestar-se sobre o atendimento por meio de órgão gestor através do telefone (11) 4419-2552 e/ou (11) 4419-7357 ou de maneira presencial no Ginásio Municipal Florêncio Pereira ou na Casa do Turista e Artesão.

As informações acima estão atualizadas no mês de fevereiro de 2023 e estão sujeitas alterações de acordo com a demanda e necessidade de cada equipamento e projeto referido.

Atenciosamente

Fernando César Brilha Brandão

Secretário de Turismo, Esporte e Juventude

Marguerite Fioravante dos Santos

Turª Chefe de Gabinete

Jorge Salomão Chamma Neto

Turº Diretor de Turismo

Missão, visão e valores: Planejar, promover e gerir recursos financeiros com responsabilidade social e equilíbrio fiscal, contribuindo para o desenvolvimento deste Município. Visamos ser instituição de excelência na gestão dos recursos
financeiros, aliando a esta transparência, confiabilidade, comprometimento e competência, para que possamos caminhar em busca de inovações ao desenvolver novas abordagens e otimização nos processos.

Secretária Sra.: Silvana Francinete da Silva
Secretário Adjunto Sr. (…)

A Secretaria Municipal da Fazenda é responsável pela arrecadação dos tributos municipais (ISS, ITBI, IPTU, Contribuição de Melhorias, Taxas de Alvarás/Licenciamentos e taxa de Coleto de Lixo), pela gestão financeira, pelo
planejamento e controle da execução orçamentária da administração municipal.

CARTA DE SERVIÇOS

I. SERVIÇO: Departamento de Planejamento Orçamentário 3 Divisão de Elaboração e Acompanhamento Orçamentário

– Descrição: elabora e acompanha o orçamento público
– Acessar serviço:
– Agendar atendimento:
– E-mail: planejamento.fazenda@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: das 08h00 às 17h00
– Telefone: (11) 4419-8035
– Observações:


II. SERVIÇO: Departamento de Planejamento Orçamentário 3 Divisão 
de Acompanhamento do Terceiro Setor

– Descrição: realize análise financeira dos processos de prestação de contas das entidades que recebem repasses e/ou subvenções através deste órgão público
– Acessar serviço: http://prefeitura.mairipora.mts.conam.com.br/mts/#/inicio
– Agendar atendimento:
– E-mail: sf.terceirosetor@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: das 08h00 às 17h00
– Telefone: (11) 4419-8035
– Observações:


III. SERVIÇO: Departamento de Planejamento Orçamentário 3 Divisão 
de Convênios

– Descrição: realiza o acompanhamento dos convênios desta prefeitura com órgão federal e estadual
– Acessar serviço:
– Agendar atendimento:
– E-mail: convenios@mairipora.sp.gov.br e acompanhamentodeconvenios@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: das 08h00 às 17h00
– Telefone: (11) 4419-8035
– Observações:

DEPARTAMENTO DE RECEITAS IMOBILIÁRIAS

 

I. SERVIÇO: ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA DE IPTU

• Descrição: Para contribuintes já qualificados como Proprietários/Compromissários atualizarem o endereço de entrega de IPTU.
• Acessar serviço: Solicitação via e-mail.
• Agendar atendimento:
• E-mail:
• Atendimento: Solicitação via e-mail.
• Telefone:
• Observações: Os documentos necessários são: RG, CPF, Comprovante de endereço.

II. SERVIÇO: CANCELAMENTO/BAIXA TOTAL OU PARCIAL DO IPTU

• Descrição: O pedido de baixa ocorre nos casos em que o contribuinte efetua o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, pela internet ou caixa eletrônico e a transação não se processa corretamente, não constituindo, assim, baixa no sistema da Prefeitura. Conforme o caso pode ser total ou parcial. Tratando se de baixa parcial fica obrigado o contribuinte a recolher a diferença em favor da Municipalidade após a apuração do valor devido pelo setor responsável. Podendo ser do exercício vigente ou Lançamento inscrito em Dívida Ativa.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

III. SERVIÇO: CANCELAMENTO/BAIXA TOTAL OU PARCIAL DO IPTU POR PAGAMENTO EM DUPLICIDADE

• Descrição: O pedido de baixa ocorre nos casos em que o contribuinte efetua o pagamento de modo duplicado deixando outra parcela em aberto, podendo ser do exercício vigente ou Lançamento inscrito em Divida Ativa.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

IV. SERVIÇO: CADASTRAMENTO DE ÁREA ATRAVÉS DE ELEVAÇÃO À ZONA URBANA POR LEI ESPECÍFICA

• Descrição: Cadastrar como URBANA área situada na zona rural e inscrita no INCRA/ITR, através de edição de projeto de lei pelo Executivo, elevando à categoria de zona urbana a área pretendida em conformidade com o que preceitua o Código Tributário Municipal
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

V. SERVIÇO: CADASTRAMENTO DE ÁREA ENQUADRADA COMO SÍTIO DE RECREIO

• Descrição: Cadastrar como URBANA área situada na zona rural e inscrita no INCRA/ITR, considerando a incidência do IPTU para os Sítios de Recreio cuja metragem não seja superior a 20.000,00 m2.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

VI. SERVIÇO: CADASTRAMENTO DE ÁREA SITUADA NO PERÍMETRO URBANO DO DISTRITO DE TERRA PRETA

• Descrição: Cadastrar como URBANA área inscrita no INCRA/ITR, considerando a mesma estar localizada dentro do perímetro urbano do distrito de Terra Preta
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

VII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE PRÉ-EXISTÊNCIA DE ÁREA CONSTRUÍDA

• Descrição: Certificar a
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

VIII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE PRÉ-EXISTÊNCIA DE ÁREA TERRENO

• Descrição: Certificar a preexistência de lançamentos territoriais na inscrição imobiliária com indicação de datas e áreas entre outros.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

IX. SERVIÇO: CERTIDÃO DE PRÉ-EXISTÊNCIA DE LOTEAMENTO.

• Descrição: Certificar a preexistência de lançamentos para o loteamento constante do requerimento com indicação de data de aprovação, entre outros. Geralmente este serviço é requerido para comprovar a aprovação do loteamento anterior à lei de proteção de mananciais – Lei 6766/1979.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

X. SERVIÇO: CERTIDÃO DE PRÉ-EXISTÊNCIA DE LANÇAMENTO DE CONTRIBUINTE NA CONDIÇÃO DE PROPRIETÁRIO OU COMPROMISSÁRIO

• Descrição: Certificar a preexistência de lançamentos para o contribuinte, constante do requerimento na condição de proprietário ou compromissário, com indicação de data de início de lançamento e histórico de alterações de contribuintes, entre outros.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XI. SERVIÇO: CERTIDÃO DE PRÉ-EXISTÊNCIA DE LANÇAMENTO E IPTU E TAXAS POR EXERCÍCIO.
• Descrição: Certificar a preexistência de lançamentos e valores do imposto predial, territorial e taxa de lixo, indicando os valores por exercício.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE MEDIDAS E CONFRONTAÇÕES

• Descrição: Certificar sobre a área de um lote, bem como os imóveis que lhe são vizinhos, além da (s) rua (s) a que se confrontam.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XIII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE VALOR VENAL DO IMÓVEL (A PARTIR DE 2015)

• Descrição: Informar o valor venal do imóvel
• Acessar serviço: Disponível emissão diretamente pelo Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XIV. SERVIÇO: CERTIDÃO DE VALOR VENAL DO IMÓVEL (ANTES DE 2015)

• Descrição: Informar o valor venal do imóvel do exercício solicitado.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XV. SERVIÇO: CERTIDÃO DE ISENÇÃO DE ITBI – ENTIDADE RELIGIOSA

• Descrição: Certificar a não incidência do imposto nas transmissões imobiliárias em favor de instituições religiosas, entre outros.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XVI. SERVIÇO: CERTIDÃO DE ISENÇÃO DE ITBI – INTEGRALIZAÇÃO CAPITAL PJ

• Descrição: Certificar a não incidência do ITBI a pessoa jurídica que incorpore ao seu patrimônio bens ou direitos sobre o imóvel.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XVII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE ELEVAÇÃO À ZONA URBANA

• Descrição: Certificar sobre a lei que elevou à zona urbana o imóvel.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XVIII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE OFICIALIZAÇÃO NUMERAÇÃO DE IMÓVEL

• Descrição: Certificar números já existentes por força de processos anteriores.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XIX. SERVIÇO: CERTIDÃO DE ALTERAÇÃO E OFICIALIZAÇÃO DE LOGRADOURO ATRAVÉS DE LEI

• Descrição: Certificar sobre o nome atual e anterior do logradouro, indicando a lei de oficialização, sem vincular com imóvel do cadastro imobiliário.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XX. SERVIÇO: CERTIDÃO DE LOGRADOURO COM INDICAÇÃO DE CEP

• Descrição: Certificar nome do logradouro oficial com indicação de CEP e respectiva inscrição imobiliária ou n° INCRA (para imóveis rurais).
• Acessar serviço: Diretamente no atendimento.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXI. SERVIÇO: CERTIDÃO DE UNIFICAÇÃO PARA REGISTRO DE IMÓVEIS

• Descrição: Certificar sobre a unificação das áreas de lotes que constavam desmembrados no cadastro imobiliário, com a finalidade de serem também unificados no cartório de registro de imóveis. Além da certidão de unificação, é exigência do cartório que a mesma esteja acompanhada de memorial descrito e projeto de unificação assinados por responsável técnico.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE UNIFICAÇÃO PARA OUTROS FINS

• Descrição: Certificar sobre a unificação das áreas de lotes que constam unificados no cadastro imobiliário, indicando o processo administrativo e o ano em que ocorreu o referido procedimento.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXIII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE CADASTRO

• Descrição: Informar que o imóvel se encontra cadastrado, indicando, entre outros, os dados a saber: proprietário, compromissário, área terreno, área construída, endereço do imóvel, número do imóvel, lote, quadra, loteamento, bairro e valores venais. Já se encontra disponível pelo Portal de Serviços na Internet em conjunto com a certidão de valor venal.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXIV. SERVIÇO: CERTIDÃO DE CADASTRO PARA ABERTURA DE MATRICULA/ REGISTRO DE IMÓVEIS

• Descrição: Certificar sobre a existência de cadastro urbano para o imóvel, com indicação do valor venal e a lei de elevação à zona urbana. Geralmente este serviço é requisitado pelo proprietário de imóvel tributado anteriormente em Atibaia, o qual passou a pertencer a Mairiporã, sendo necessária a apresentação da referida certidão no cartório de registro de imóveis local.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXV. SERVIÇO: CERTIDÃO DE IMÓVEL SITUADO EM ZONA RURAL (INCRA/ITR)

• Descrição: Certificar que o imóvel objeto do requerimento consta localizado em zona rural do município, indicando, entre outros: área territorial, endereço atualizado, bairro, matricula do registro de imóveis e inscrição junto ao INCRA/ITR.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXVI. SERVIÇO: CERTIDÃO DE INEXISTENCIA CPF/CNPJ

• Descrição: Certificar que em pesquisa pelo CPF ou CNPJ não foi localizado nenhuma inscrição imobiliária no município, certificando consequentemente a inexistência de ÔNUS para o CPF/CNPJ do requerente.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações:

XXVII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE DESINTERESSE POR PARTE DO MUNICÍPIO QUANTO A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL

• Descrição: Certificar que o município não tem interesse em desapropriar o imóvel objeto do requerimento.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXVIII. SERVIÇO: CERTIDÃO DE APROVAÇÃO DE LOTEAMENTO

• Descrição: Certificar a data e o processo administrativo que autorizou a aprovação do loteamento.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações:

XXIX. SERVIÇO: CERTIDÃO DE DESDOBRO

• Descrição: Certificar a existência de desdobro ou desmembramento de lotes, indicando se os mesmos foram autorizados para fins exclusivos de IPTU ou através de expedição de Alvará pela Secretaria de Obras.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXX. SERVIÇO: CERTIDÃO INFORMATIVA DE INSCRIÇÃO IMOBILÁRIA PARA RETIFICAÇAO DE MATRÍCULA (C.R.I.)

• Descrição: Certificar a inscrição imobiliária correta do imóvel junto ao cadastro do IPTU para fins de retificação no cartório de registro de imóveis. Geralmente o serviço é solicitado pelo contribuinte para esclarecimentos sobre alteração de inscrição imobiliária quando há divergências entre o cadastro (Prefeitura) e a matrícula (cartório de registro).
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXXI. SERVIÇO: DESARQUIVAMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE CÓPIAS

• Descrição: Desarquivar processo administrativo relacionado a assuntos do cadastro imobiliário para extração de cópias reprográficas
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXXII. SERVIÇO: DESUNIFICAÇÃO DO IPTU CONFORME MATRICULAS DO REGISTRO DE IMÓVEIS

• Descrição: Desunificar as áreas de lotes que constam unificadas no cadastro imobiliário que, no entanto, conforme provam as certidões de matrículas, encontram se individualizadas junto ao Cartório de Registro de Imóveis, possuindo cada lote sua respectiva matrícula.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXXIII. SERVIÇO: EMISSÃO DE 2ª VIA IPTU

• Descrição: Emissão de Boleto e Ficha Espelho do IPTU.
• Acessar serviço: Não há necessidade
• Atendimento: Disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações:

XXXIV. SERVIÇO: ISENÇÃO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS

• Descrição: Conceder isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxas incidentes sobre imóvel integrante do patrimônio de aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: Prazo de abertura do processo é até 30 de Março de cada ano.

XXXV. SERVIÇO: ISENÇÃO A PORTADORES DE NEOPLASIA MALIGNA (CÂNCER)

• Descrição: Conceder isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, não incidente a Taxa de Coleta e Remoção de Lixo sobre o imóvel alugado ou integrante do patrimônio de Portadores de Neoplasia Maligna (Câncer) ou seus dependentes.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: Não há prazo de abertura de processo fixado, porem caso haja Deferimento do pedido será proporcional a data do mesmo.

XXXVI. SERVIÇO: ISENÇÃO ÀS ENTIDADES E OU ASSOCIAÇÕES E TEMPLOS DE QUALQUER CULTO

• Descrição: Conceder isenção de Tributos Municipais (IPTU e Taxas) às Entidades e ou Associações que tenham como finalidade beneficiar a comunidade em atividades de cunho social, lazer, esportivo e outros, sem fins lucrativos e os Templos de qualquer Culto.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXXVII. SERVIÇO: RESTITUIÇÃO DE TRIBUTOS PAGOS EM DUPLICIDADE ENTRE OUTROS

• Descrição: Restituir valores, principalmente nos casos em que o contribuinte efetua o pagamento em duplicidade ou paga uma parcela cancelada.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXXVIII. SERVIÇO: REVISÃO DE ÁREA CONSTRUIDA (METRAGEM E PADRÃO)

• Descrição: O proprietário, compromissário ou usufrutuário do imóvel poderá solicitar a revisão de cálculo de lançamento do IPTU quando constarem informações incorretas de área construída, se for considerado que o valor lançado não condiz com a realidade ou se o valor de metro quadrado estiver divergente da planta genérica. Normalmente esse serviço é utilizado para atender a revisão da metragem e padrão da área construída.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XXXIX. SERVIÇO: REVISÃO DE ÁREA CONSTRUIDA (DEFESA NOTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR REF. LANÇAMENTO GEOPROCESSAMENTO)

• Descrição: O proprietário, compromissário ou usufrutuário do imóvel poderá solicitar a revisão de cálculo de lançamento do IPTU quando constarem informações incorretas de área construída, obtidas por captação de imagem aérea por software de geoprocessamento.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XL. SERVIÇO: REVISÃO DE ÁREA DE TERRENO (METRAGEM)

• Descrição: O proprietário, compromissário ou usufrutuário do imóvel poderá solicitar a revisão de cálculo de lançamento para fins de IPTU quando constarem informações incorretas de área de terreno. Quando se tratar de retificação de área para correção no cartório de registro de imóveis a análise do pedido e documentos obrigatórios passam pelo crivo da Secretaria de Obras, sendo esta responsável pelo serviço.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XLI. SERVIÇO: REVISÃO DE VALOR VENAL TERRITORIAL E TAXAS

• Descrição: O proprietário, compromissário ou usufrutuário do imóvel poderá solicitar a revisão de cálculo de lançamento do IPTU e Taxas quando considerar que o valor lançado não condiz com a realidade ou se o valor de metro quadrado estiver divergente da planta genérica. Normalmente esse serviço é utilizado para atender ao contribuinte reclamante do valor venal, impostos e taxas referentes a imóveis situados e pertencentes em área de preservação permanente (APP), de tombamento, de parque estadual ou ainda topografia desfavorável, entre outros.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XLII. SERVIÇO: REVISÃO (EXCLUSÃO) TAXA DE LIXO PARA TERRENOS VAGOS LOCALIZADOS EM LOGRADOUROS SEM ACESSO

• Descrição: O proprietário, compromissário ou usufrutuário do imóvel poderá solicitar a revisão do lançamento da Taxa de Coleta de Lixo quando se considerar que o valor lançado para a referida taxa não condiz com a realidade, tendo em vista a localização do imóvel em logradouro desprovido de acesso, pertencentes a áreas de preservação permanente (APP), de tombamento, de parque estadual, entre outros.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XLIII. SERVIÇO: TERMO DE QUITAÇÃO DE IMÓVEL ADQUIRIDO POR CONCORRÊNCIA PUBLICA

• Descrição: Expedir termo de quitação em favor do contribuinte adquirente de imóvel da municipalidade através de participação em concorrência pública de alienação de imóveis para uso industrial. Geralmente utilizado conforme requerimento da Secretaria da Habitação para fins de regularização de loteamento.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XLIV. SERVIÇO: TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE (COMO COMPROMISSÁRIO)

• Descrição: O pedido de atualização cadastral como COMPROMISSÁRIO é direcionado àqueles contribuintes que tenham adquirido o imóvel através de instrumento particular de compromisso de compra e venda (ou cessão de compromisso), com firma reconhecida ou que tenha escritura sem registro, bem como, documentos relativos à determinação ou decisão judicial não levado à registro. Esse procedimento também é válido quando se tratar de instrumento particular devidamente registrado no cartório de registro de imóveis.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações: 

XLV. SERVIÇO: TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE (COMO PROPRIETÁRIO)

• Descrição: O pedido de atualização cadastral como proprietário do imóvel é exclusivo àqueles contribuintes que possuam o título de aquisição devidamente registrado. A atualização cadastral como proprietário de imóveis transferidos por determinação ou decisão judicial também devem estar registrados, para que sejam incluídos nesse procedimento (Exemplo: formal de partilha, usucapião, adjudicação, arrematação, etc.).
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações:

XLVI. SERVIÇO: EMISSÃO – GUIA DE ITBI

• Descrição: Emissão de guia de ITBI, poderá realizar no Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã, bem como, solicitá-la pessoalmente junto ao atendimento da Central Agiliza.
• Acessar serviço: Abertura de processos via Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã no link http://mairipora.sp.gov.br/.
• Atendimento: Protocolo online, disponível no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
• Telefone:
• Observações:

O atendimento presencial estará disponível na Central Agiliza, através de agendamento:

https://mairipora.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ, e na Subprefeitura do Distrito de Terra Preta de segunda à sexta-feira das 08h30 às 16h30.

Para dúvidas acerca dos procedimentos acima citados, entrar em contato com o Departamento de Receitas Imobiliárias através dos telefones 4419-8085/8087 ou nos e-mails sf.cadastro@mairipora.sp.gov.br e sf.dri@mairipora.sp.gov.br.

 

Missão, visão e valores: Avaliar resultados das ações relacionadas a metas.

Secretário: Sr. Marcio Alexandre Emidio de Oliveira

À Secretaria de Gestão Estratégica compete gerir a estratégia institucional, coordenar a governança administrativa e judiciária, e avaliar resultados das ações relacionadas a metas, projetos, processos, riscos e modernização administrativa, visando conferir o melhor desempenho institucional, dentre outras atribuições, conforme o Regulamento Geral.

I – Serviço:
– Descrição: Atendimento
– Agendar atendimento: (11) 96505-6548/4419-8064
– E-mail: gestaoestrategica@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: Prefeitura Municipal de Mairiporã Alameda Tibiriça, 374 – Vila Nova Mairiporã/SP
– Telefone: (11) 4419-8000/4419-8084

Missão, Visão e Valores: Proporcionar e ampliar a Sensação de Segurança Pública e Viária, Transporte Público e Mobilidade Urbana aos Munícipes de Mairiporã. Aprimorar no Menor prazo possível as Técnicas e Táticas de Patrulhamento Comunitário e Especializado, bem como o sistema viário, de Transporte Público e de Mobilidade Urbana, tornando-se referência na Região compreendida pelo CIMBAJU. Seus valores são a Ética, Moral, Bons Costumes, Honra e respeito as Normas e Leis vigentes.


Secretário Sr. Francisco Wanderlei Rohrer
Secretária Adjunta Sr.
Ricardo Enrico Ventura Rodrigues

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana tem como atividade a Prestação de Serviços de Segurança Pública por meio da Guarda Civil Municipal, Segurança Viária e Mobilidade por meio do
Departamento de Trânsito Urbano e Sinalização Viária, Transporte Público e Privado por meio do Departamento de Transportes. possui a área administrativa que atende demandas de solicitações diversas, como recursos de multas de trânsito, perturbação do sossego, problemas ambientais dentre outras

I – Serviço: Guarda Municipal

Descrição: Atendimento de Ocorrências Diversas

Agendar atendimento: Não

Telefones: Via Fone de emergências 153 e/ou (11) 4604-4551

E-mail: admguardamunicipal@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Imediato

II – Serviço: Departamento de Trânsito urbano

Descrição: Atendimento de Ocorrências Diversas Guarda Municipal

Agendar atendimento: Não

Telefones: (11) 4419-5577

E-mail: admguardamunicipal@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Imediato

III – Serviço: JARI (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações)

Descrição: Recebimento de recursos de Multas de Trânsito

Agendar atendimento: Não

Telefones: (11)4419-2321

E-mail: admguardamunicipal@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 08:30 às 16:30h de segunda a sexta feira

Observações: Instituída pelo Artigo 16 do CTB – (Código de Trânsito Brasileiro), Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 e é um órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

IV – Serviço: Solicitações diversas

Descrição: Solicitação de serviços pertencentes a Secretaria

Agendar atendimento: Não

Telefones: (11)4419-2321

E-mail: ssp.adm@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 08:30 às 16:30h de segunda a sexta feira

V – Serviço: Perturbação do Sossego Público

Descrição: Atendimento de Ocorrências e recursos de notificações e/ou multas

Agendar atendimento: Não

Telefones: Via Fone de emergências 153 e/ou (11) 4604-4551

E-mail: admguardamunicipal@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Imediato

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Missão, Visão e Valores: Promover a Zeladoria, Manutenção e conservação dos Serviços Públicos Urbanos que resultem na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, além de ter como objetivo ser um órgão de referência na gestão dos Serviços Públicos, conforme os princípios da sustentabilidade, economicidade, eficiência e eficácia. Entre seus valores estão o Respeito, Comprometimento, Eficiência, Imparcialidade, Integridade, Conformidade e Transparência na prestação dos serviços e também a Gestão participativa e sustentável.  O Compromisso com responsabilidade, qualidade nos serviços executados e a Inovação e melhoria constante dos padrões e conceitos também são peças fundamentais nos valores da Secretaria de Serviços Urbanos. 


Secretário Sr. Valdeci Fernandes


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, é composta pelos departamentos Administrativo, Zeladoria e Manutenção dos Próprios, Serviços Essenciais e Frota Municipal. Realiza os serviços de limpeza e conservação de vias públicas, manutenção e zeladoria de prédios próprios, manutenção da iluminação pública, fiscalização da coleta e remoção de Resíduos, manutenção e controle de frota, bem como a zeladoria e conservação dos cemitérios, conforme informações abaixo descritas.

I – Serviço: Administrativo

Descrição: Divisão de expediente, gestão de processos, gestão de recursos humanos, controle de materiais, abertura de processos licitatórios, compras e contratações, conferência de medições acompanhamento de contratos e pagamento de notas fiscais.

Telefones: (11) 4419-5467

E-mail: su.adm@mairipora.sp.gov.br

Local: Rodovia Arão Sahm, nº 1395, Boa Vista – CEP 07613-300

II – Serviço: Zeladoria e manutenção de prédios próprios

Descrição: Manutenção de prédios próprios e ou Locados

Telefones: (11) 4419-3791

E-mail: servicosurbanos@mairipora.sp.gov.br

Local: Rodovia Arão Sahm, nº 1395, Boa Vista – CEP 07613-300

III – Serviço: Serviços essenciais

  • Iluminação Pública

Descrição: Manutenção de Iluminação Pública, Ligue e solicite manutenção e troca de lâmpadas.

Telefones: 0800-276-5020 / (11) 99575-1825

Para protocolos NÃO ATENDIDOS entre em contato através do e-mail
servicosiluminacaopublica@mairipora.sp.gov.br ou (11) 4419-3791

  • Coleta remoção e destinação de Resíduos Sólidos

– Serviço de Coleta de Resíduos Domiciliares, (Coleta alternada) confira no cronograma por bairros disponível no site da Prefeitura;

– Serviço de Coleta de Resíduos Verdes; (coleta Agendada) agende a recolha do seu material verde no número abaixo.

– Serviço de Coleta de Resíduos de Construção (Coleta Agendada) agende a recolha do seu Resíduo de construção nos números abaixo. (Quant. máx. até 5 sacos).

– Serviço de Coleta de Inservíveis (cata-treco). (Coleta Agendada) agende a recolha do seu material inservível no número abaixo.

Agendamento para coleta: 11 94566-2120

Reclamações ou sugestões: 11 97830-4146 / – angellonovaopcao@gmail.com

  • Cemitérios

Descrição: Sepultamentos e exumações cadavérica, recebimento e liberação de despojos mortais e/ou cinza, atendimento para famílias, cadastro de usuários, administração de processos diversos. 

Telefones: (11) 4604-2512

E-mail: so.cemiterio@mairipora.sp.gov.br

  • Limpeza e Conservação de Vias Públicas

Descrição: Serviços de Manutenção Urbana em geral, dentre eles estão: 

– Conservação das vias de terra;

– Tapa-Buraco;

– Capinação e Roçagem;

–  Varrição de vias, Limpeza de Bueiros;

– Execução de pequenos Serviços de Drenagem

Telefones: (11) 4419-5467

E-mail: servicosurbanos@mairipora.sp.gov.br

IV – Serviço: Manutenção da Frota

Descrição: Manutenção e Zeladoria de toda a Frota Municipal.

E-mail: so.oficina@mairipora.sp.gov.br 

Telefone: (11) 4419-5316

Local: : Rodovia Arão Sahm, nº 1395, Boa Vista – CEP 07613-300

Telefone: (11) 4419-3791

Atendimento Presencial: Das 08h30 às 17h, sendo de segunda a sexta-feira

Missão, Visão e Valores: Formular e executar a política para desenvolvimento da cultura, bem como zelar pela conservação do patrimônio histórico e artístico do município. Promover, incentivar e apoiar todos os tipos de manifestações culturais e artísticas, além de estabelecer parcerias para a produção da cultura com escolas, organizações sociais, fundações e outras instituições que desempenhem importante papel no seu desenvolvimento. Difundir, descentralizar e promover acesso à cultura, gerando oportunidade e ampliando o compromisso e a equidade na formulação de políticas públicas culturais.


Secretário Sr. Ricardo Massonetto


A Secretaria de Cultura tem por finalidade coordenar, formular e implementar políticas públicas através do programa Mais Cultura visando a excelência, preservação do patrimônio cultural, estímulo à produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população do município de Mairiporã em toda a sua diversidade, oportunizando o direito à cultura, além de fomentar programas de incentivo à cultura.

I – Serviço: Casa da Cultura

Descrição: Sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura. Local onde também são realizados encontros, debates, oficinas, exposições, saraus e reuniões dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, de Igualdade Racial e de Patrimônio Histórico e Cultural. O ocal também acolhe o polo do PROJETO GURI MAIRIPORÃ, e a Orquestra e Coral Multigeracional de Mairiporã.

Acessar o serviço: https://prefeiturademairipora.com.br/cultura/

Agendar atendimento:(11) 4419- 5446

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público / Das 17h às 21h – Atividades de Formação Cultural

Endereço: Rua Antônio Francisco Brilha, 60 – Parque Linear – Centro

II – Serviço: Barracão da Cultura

Descrição: Espaço destinado à prática de atividades culturais e de formação, e que também acomoda as atividades da Banda Marcial Tia Emília, onde os ensaios são realizados semanalmente.

Acessar o serviço: https://prefeiturademairipora.com.br/cultura/

Agendar atendimento:(11) 4604- 4791

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público / Das 17h às 21h – Atividades de Formação Cultural

Endereço: Rua Raimundo José Cervenka, 36- Cidade Jardim

III – Serviço: Biblioteca Municipal de Mairiporã

Descrição: Além de ser um local de armazenamento e disseminação de informações, a biblioteca também funciona como espaço de lazer, encontros para reuniões, atividades profissionais, locais de exercício cultural, exposições, ou até mesmo para alguns, funciona como espaço para construção de conhecimento, disponibilizando os recursos necessários para a pesquisa e o descobrimento de novas ideias, realidades, culturas e perspectivas.

Acessar o serviço: https://prefeiturademairipora.com.br/cultura/

Agendar atendimento: (11) 4419-4287

E-mail: biblioteca@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: 8h as 17h

Endereço: Rua Vereador Antônio Morelato, 05- Centro

IV – Serviço: Memorial

Descrição: Busca valorizar a memória como um direito fundamental do ser humano, por meio da conservação e difusão do conhecimento, da cultura e da história, além de identificar, gerir, preservar, restaurar, organizar e classificar todo o material que integra o acervo histórico do município. Também, buscar realizar pesquisas com a finalidade de resgatar documentos, registros e objetos de reconhecido valor histórico, simbólico e cultural, que estejam em poder de
terceiros; promove exposições para ampliar o conhecimento do público sobre pessoas e fatos relevantes para os munícipes e realiza parcerias para a captação de recursos visando a implantação e a manutenção de suas atividades.

Acessar o serviço: https://prefeiturademairipora.com.br/cultura/

Agendar atendimento:(11) 4419-4287

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: 8h as 17h

Endereço: Rua Vereador Antônio Morelato, 05- Centro

V – Serviço: Biblioteca/ Cultura Terra Preta

Descrição: Além de ser local de armazenamento e disseminação de informações funciona como espaço para construção de conhecimento, a biblioteca de Terra Preta também funciona como espaço para desenvolver as oficinas culturais do Projeto Mais Cultura.

Acessar o serviço: https://prefeiturademairipora.com.br/cultura/

Agendar atendimento: (somente pelo whatsapp) (11) 4604-4791

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público / Das 17h às 20h – Atividades de Formação Cultural

Endereço: Rua Ari da Silva, 165- Terra Preta- Mairiporã

VI – Serviço: Oficinas Culturais Descentralizadas

Descrição: A secretaria Municipal de Cultura de Mairiporã também oferta atividades descentralizadas de formação artística e cultural, visando ampliar e promover acesso e inclusão. As oficinas descentralizadas ocorrem em unidades escolares, entidades comunitárias, associações de bairros e equipamentos públicos de outras secretarias municipais, como por exemplo os Centros de Apoio Psicossocial – CAPS, o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente – CCCA, os Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, Residência Terapêutica, APAE e Centro de Convivência do Idoso, entre outros. Para informações contate os(as) servidores(as) da Secretaria, na CASA DA CULTURA DE MAIRIPORÃ.

Acessar o serviço: https://prefeiturademairipora.com.br/cultura/

Agendar atendimento: Casa da Cultura – (11) 4419-5446

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público 

Endereço: Casa da Cultura – Rua Francisco Antônio Brilha nº 60 – Parque Linear – Centro

Missão, Visão e Valores: Promover a autonomia das pessoas em situação de vulnerabilidade social, através dos Serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial em Média e Alta Complexidade.


Secretário: Eduardo Pereira dos Santos

Secretário Adjunta: Suze Flávia Fagundes Dias


A missão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMADS) é cuidar das políticas públicas voltadas para a assistência social do município de Mairiporã. Desta forma, a secretaria formula, executa, monitora e avalia a Política Municipal de Assistência Social como parte integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O município de Mairiporã contempla a gestão com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e tem a responsabilidade total das ações da assistência social. A Secretaria possui três principais recursos de gestão, sendo eles: o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). Tais recursos possuem políticas-fim, que têm o intuito de auxiliar no atendimento integral de famílias, crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência que por algum motivo se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. Dessa forma a Secretaria responde pela concessão, gestão ou orientação às famílias quanto aos benefícios socioassistenciais.

E-mail: assistenciasocial@mairipora.sp.gov.br

Telefone: (11) 4604-0040 e (11) 4604-0041

Endereço: Rua Ipiranga, n° 130 – Centro – CEP 07600-252

 

 

I – Serviço: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro

Descrição: Esse equipamento público é um espaço de conveniência que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

Atendimento: O equipamento é a porta de entrada para o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade social, não é necessário agendar atendimento. 

Telefones: (11) 4419 – 1624

E-mail: crascentro@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Laura Barbosa do Nascimento n° 230 -Centro- CEP 07600-240

 

II – Serviço: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Petrópolis

Descrição: Esse equipamento público é um espaço de conveniência que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

Atendimento: O equipamento é a porta de entrada para o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade social, não é necessário agendar atendimento. 

Telefones: (11) 4485 – 5098

E-mail: sas.craspetropolis@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Avenida Belarmino Pereira de Carvalho nº 589- Barreiro- CEP 07611-380

 

III – Serviço: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Terra Preta

Descrição: Esse equipamento público é um espaço de conveniência que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

Atendimento: O equipamento é a porta de entrada para o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade social, não é necessário agendar atendimento. 

Telefones: (11) 4486 – 3629

E-mail: sas.crastp@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Sete de Setembro, n°08-Centro- Terra Preta-CEP 07661-535

 

IV – Serviço: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Capoavinha

Descrição: Esse equipamento público é um espaço de conveniência que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

Atendimento: O equipamento é a porta de entrada para o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade social, não é necessário agendar atendimento. 

Telefones: (11) 4419 – 0423

E-mail: sas.crascapoavinh@amairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Avenida Dona Charlotte Szirmai, nº 1.820 – Capoavinha –CEP 07629-024

 

V – Serviço: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente – CCCA

Descrição: Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Atendimento: O serviço é ofertado através de oficinas em dois períodos (manhã e tarde) para crianças e adolescentes acima de 06 anos até os 14 anos de idade.

Telefones: (11) 4604 – 8900

E-mail: sas.ccca@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Senador Robert Kennedy, n° 120- Jardim Fernão Dias –CEP 07600-415

 

VI – Serviço: Centro de Convivência do Idoso – CCI

Descrição: Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Atendimento: O serviço é ofertado através de oficinas para idosos acima de 60 anos.

Telefones: (11) 4419-0392

E-mail: sas.cci@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Av. Tabelião Passarela, nº 342 –  Centro-CEP 07600-027

 

VII – Serviço: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Descrição: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

Atendimento: O serviço é ofertado através de atendimentos agendados ou por busca espontânea pelos usuários.

Telefones: (11) 4604-6443

E-mail: sas.creas@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Coronel Octavio de Azevedo, nº 83- Jardim Galrão-CEP 07600-249

 

VIII – Serviço: Centro de Referência Especializado em Pessoas em Situação de Rua – Casa de Passagem

Descrição: Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Atendimento: O serviço é ofertado no equipamento para acesso a alimentação e banho, na rua através da abordagem social

Telefones: (11) 4419 – 6984

E-mail: sas.espacopop@mairipora.sp.gov.br

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua 21 de Abril, nº 40 e 72- Jardim Odorico – CEP 076629-674

 

IX – Serviço: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICA – ABRICAM

Descrição: Acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As unidades não devem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes atendidos.

Atendimento: O serviço é ofertado para crianças e adolescentes institucionalizados dos 0 aos 17 anos de idade.

Telefones: (11) 4604 – 2174

E-mail: sas.abricam@mairipora.sp.gov.br

Endereço: Rua Capitão Cândido Galrão, nº 22- Jardim Galrão –CEP 07600-264

 

X – Serviço: Posto do INSS Digital

Telefones: (11) 4604 – 3565 / (11) 4419 – 5264 / (11) 4604 – 2830

E-mail: inss@mairipora.sp.gov.br

Endereço: Rua Cardoso César, nº 115 – CEP 07600-162

Horário de atendimento: De Segunda a Sexta-feira – das 8h30 às 16h30

 

XI – Serviço: Fundo Social

Telefones: (11) 4419 – 8084

E-mail: fundosocialmairipora@gmail.com

Endereço: Alameda Tibriçá, nº 554- CEP 07600-168

 

XII – Serviço: Conselho Tutelar

Telefones: (11) 4604 – 2345 / 4419 – 7250

E-mail: sas.conselhotutelar@mairipora,sp.gov.br

Endereço: Rua Ipiranga, nº 357  – Centro – CEP 07600-252

I – SERVIÇO: VIA RÁPIDA

  • Descrição: Homologação é responsável pela análise de viabilidade de abertura, alteração e regularização de empresas no município, gerenciamento e suporte do sistema Empresa Fácil Mairiporã, solicitação de inscrição municipal para MEI, liberação de alvará de funcionamento e protocolo das seguintes solicitações:
    • Alvará Sanitário;
    • Laudo Técnico de Avaliação (LTA);
    • Baixa responsabilidade técnica;
    • Assunção de responsabilidade técnica;
    • Baixa de medicamentos vencidos;
    • Licenciamento Ambiental Municipalizado;
    • Termo de Dispensa Ambiental;
    • Parecer Técnico Ambiental;
    • Alvará Condicionado;
    • Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV);
    • Incentivos Fiscais;
    • Análise de Laudo Acústico;
    • Autorização para Empreendedor de Rua;
  • Certidão de Uso e Ocupação de Solo (para atividades econômicas).
  • Abertura de processos: https://protocolo.cidadao.conam.com.br/mairipora/
  • Agendar atendimento: não é necessário
  • E-mail: viarapida@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: telefone, e-mail ou presencial
  • Telefone: 4604 0180 ramal 201

II – SERVIÇO: EMPREGA MAIRIPORÃ

  • Descrição: intermediação de mão de obra qualificada, recolocação e colocação no mercado de trabalho, solicitações de seguro desemprego e auxilio no cadastro da ctps digital
  • Acessar serviço: portal Emprega Mairiporã
  • Agendar atendimento: não é necessário
  • E-mail: pat@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: presencial 
  • Telefone: 4604 0180 ramal 204 e 205
  • SERVIÇO: SEBRAE
  • Descrição: Serviço de apoio à micros e pequenas empresas
  • Acessar serviço:
  • Agendar atendimento: Não é necessário
  • E-mail: sebraesp@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: Presencial
  • Telefone: (11) 4604 0180 ramal 208

III – SERVIÇO: Banco do Povo

  • Descrição: Programa de microcrédito para desenvolver a produtividade local (formal e informal)
  • Acessar serviço:
  • Agendar atendimento: Não é necessário
  • E-mail: mairipora@bancodopovo.sp.gov.br
  • Atendimento: PRESENCIAL
  • Telefone: (11) 4604 0180 ramal 208

IV – SERVIÇO: UNIVESP

  • Descrição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

A UNIVESP é uma universidade pública exclusivamente em EAD (Educação a Distância). Possuí um convênio com a Prefeitura de Mairiporã, administrado pela SDE desde 2018. A faculdade fornece diversos cursos nas áreas de Licenciatura, Computação, Negócios e Produção, tudo gratuitamente.

  • Acessar serviço: Qualquer cidadão que já tenha concluído o ensino médio, pode se inscrever no vestibular na UNIVESP, através do site da VUNESP (No período de inscrição). Os alunos da UNIVESP, possuem atendimento no polo, laboratórios de informática e salas para estudo de Segunda à Sexta, das 13:00 às 22:00.
  • Agendar atendimento: Não é necessário
  • E-mail: univesp@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: O atendimento pode ser feito presencialmente no Polo da UNIVESP em Mairiporã (Rua XV de novembro, 101- Centro), assim como pelo telefone e e-mail também.
  • Telefone: 4604 0180 ramal 210

V – SERVIÇO: Correio

  • Descrição: Serviços básicos do Correios como SEDEX, PAC, CARTA REGISTRADA E CARTA SIMPLES. Também fazendo entrega de produtos nos bairros onde não tem carteiro.
  • Acessar serviço:
  • Agendar atendimento: não é necessário
  • E-mail: correios@mairipora.sp.gov.br
  • Atendimento: Presencial

Telefone: 4486 1953

Missão, Visão e Valores: Promover o crescimento urbano e econômico da cidade, em consonância com a agenda 2023 e as respectivas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável correlatas.


Secretário Sr.José Eduardo Victorino

A secretaria Municipal do Meio Ambiente tem como objetivo principal permitir à população geral, ás empresas e aos futuros investidores o acesso digno e o suporte necessário para os serviços de licenças e autorizações ambientais impostos pelas leis ambientais atuais. Tem ainda a finalidade de ampliar, através de projetos e ações em diversos setores, o desenvolvimento da consciência do cidadão para o valor e preservação dos recursos naturais.

A seguir apresentamos os departamentos e os procedimentos para solicitação e informações sobre os serviços disponíveis nesta Secretária.

SERVIÇO: AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL

I – Serviço: Corte /Poda de Árvores

Descrição: Qualquer tipo de intervenção antrópica que se pretenda realizar em uma árvore seja ela através do corte, poda ou transplante, necessita da autorização do órgão ambiental responsável. Mairiporã, possui a maior floresta urbana, Mata Atlântica do Mundo, está inserida na Bacia do alto Tiete, APRM-AJ – Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais – Alto Juquery e na Bacia do PCJ.

  • Corte/Poda de árvore isoladas (terreno particular), onde o próprio proprietário do imóvel realizará a poda, esse serviço não é realizado pela prefeitura, somente o departamento de autorização, mediante abertura de processo, com a juntada dos documentos elencados e após o recolhimento da taxa e a confirmação do pagamento o processo é enviado ao setor responsável, onde o mesmo, agendará vistoria e após providenciará a autorização para a realização do solicitado.
  • Corte /Poda de árvores em (via Pública), nesse caso o munícipe poderá informar, mediante abertura de processo, o qual na descrição (árvore localizada em via pública, (informar endereço, ponto de ref. e se possível, as coordenadas do local e foto), com essas informações não será gerado taxa, essa solicitação é isenta de qualquer valor. Após o protocolo encaminha o processo para o departamento responsável, o qual providenciara a vistoria e após autorizar será enviado para a Secretaria de Serviços Urbanos, para que realize a execução dos serviços

II – Serviço: Corte /Poda de Árvores

Descrição:

O termo “movimentação de solo ou terra” é utilizado para se referir a um aglomerado de operações de escavação, terraplanagem, carga, compactação etc., a fim de deixar o terreno preparado para uma futura construção civil.

Para esta solicitação será necessário Abertura de Processo e o recolhimento de taxa mais a juntadas dos seguintes documentos.

Acessar serviço:  As autorizações são solicitadas via protocolo.

Atendimento:

  • Via site da prefeitura https://www.mairipora.sp.gov.br/
  • Serviços ao cidadão
  • Abertura de Processo
  • Clicar em abertura de Corte/Poda de Árvore
  • Movimentação de Solo

Agendar atendimento: Atendimento AGILIZA pessoalmente

E-mail:  sma.vistoria@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Na secretaria ás quartas – feiras:

Parte da manhã: 9h às 12h

Parte da tarde: 13h30 às 16h

Documentos necessários para movimentação de solo:

  • IPTU, ITR;
  • DOCUMENTO PESSOAL RG/CPF;
  • CONTRATO DE COMPRA E VENDA SE CASO O IPTU NÃO ESTIVER NO NOME DO SOLICITANTE OU PROCURAÇÃO;
  • R.T. e MEMORIAL DESCRITIVO.

Documentos necessários para poda e corte de árvore:

  • IPTU/ ITR;
  • DOCUMENTO PESSOAL RG. /CPF;
  • CONTRATO DE COMPRA E VENDA E OU DE LOCAÇÃO SE CASO O IPTU NÃO ESTIVER NO NOME DO SOLICITANTE OU PROCURAÇÃO;
  • 5 FOTOS DA ÁRVORE QUE SERÁ MANEJADA

III – Serviço: Denúncia de descarte irregular de lixo e esgoto sanitário

Descrição: Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômicas de uma região tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Acessar serviço:

  • CONTATO VIA OUVIDORIA
  • https://www.mairipora.sp.gov.br/
  • Clicar no Serviços ao Cidadão
  • Ouvidoria
  • Clicar no e-Ouve
  • Clicar no item secretaria do Meio Ambiente
  • Clicar no item para entrar no requerimento
  • Preencher o solicitado
  • ABERTURA DE PROCESSO (PROTOCOLO/AGILIZA)

Agendar atendimento: Pessoalmente comparecer com todos os documentos pertinentes ao solicitado no setor AGILIZA, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, onde será direcionado para SETOR DE PROTOCOLO, para atendimento. Segue endereço apara atendimento: Alameda Tibiriçá, 374, Centro.

E-mail: sma.vistoria@mairipora.sp.gov.br

Atendimento:  Segundas-feiras presencial na Secretaria

Horário: Das 08h ás 12h 

Telefone: (11) 4604-0930

Atendimento: Presencia no GGIM

Às Segundas-feiras

Horário: das 13h às 16h

Endereço : Rua João Pedro Miziara, 20. Terra Preta

Documentos Necessários

  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO,
  • DOCUMENTO COM FOTO RG/CPF,
  • REQUERIMENTO PADRÃO

IV – Serviço: Denúncia Ambiental

Descrição: Modo pelo qual se leva ao conhecimento da autoridade ambientalo cometimento de ato potencialmente lesivo ao meio ambiente.

Acessar serviço: Pelo sistema e-Ouve Mairiporã (https://eouve.com.br/#/), acessando a janela “Secretaria do Meio Ambiente”

Telefone: (Fixo e WhatsApp) da ouvidoria (11) 4419-8027

Centro de Comando de Operações da Guarda Civil Municipal de Mairiporã Fone: CCO (11) 4604-45-51

V – Serviço: Educação Ambiental

Descrição: Compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, através de ações e projetos de educação ambiental, por meio de palestras, oficinas e teatros de cunho ambiental para instituições de ensino e social, com parcerias em projetos ambientais.

  • ORIENTAÇÃO SOBRE A FAUNA SILVESTRE LOCAL

 Fauna é o nome que se dá à diversidade de animais de uma determinada região.

Flora é a diversidade de plantas de uma região. A flora é indispensável para a manutenção da vida na Terra, pois ela é a responsável pelo processo fotossintético.

  •  Resgate de animais silvestres feridos ou em condições de risco;
  • Conflitos com animais silvestres (ataques de propriedade de predadores animais de criação
  • Parcerias em projetos de conservação da fauna silvestre

Acessar serviço: Pessoalmente ou pelo telefone

Agendar atendimento: As terças e quintas-feiras

Horário: No período da tarde

E-mail: licenciamento@mairipora.sp.gov.br

Telefone: (11) 4604-0900 – RAMAL 935

VI – Serviço: Agricultura

Descrição: É uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica.

E-Mail: licenciamento@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: A pequenos produtores rurais, projetos como horta em instituições.

Agendar Atendimento: As terças e quintas-feiras

Horário: No período da tarde

Acessar serviço: Telefônico ou e-mail

Telefone: (11) 4604-0900 – RAMAL 935

VII – Licenciamento Ambiental

Descrição: É o processo por meio do qual ficam previamente autorizadas a construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

Acessar serviço: Telefônico ou e-mail

Agendar atendimento: Para ser atendido ás terças e quintas feiras

Horário: Período da tarde

E-mail: sma.licenciamento@mairipora.sp.gov.br

Telefone: (11) 4604-0900 Ramal 935

Observações:

  • LICENCIAMENTO PARA INDÚSTRIAS (EMISSÃO DE LO, LU, LI, LP, RENOVAÇÃO LO);
  • PARECER TÉCNICO, MANIFESTAÇÃO AMBIENTAL, CERTIDÃO DE DISPENSA
  • ACESSAR SERVIÇO: VIA RÁPIDA

VIII – Causa Animal

Descrição: A Causa animal tem por objetivo o desenvolvimento quanto a promoção e a proteção e defesa Animal.

Acessar serviço: Denúncias somente através desses contatos:

Denúncias de Maus Tratos:

LIGUE 181- DEPA

Delegacia especializada proteção ao animal

Agendar atendimento: Para esclarecimento de dúvidas via fone ou pessoalmente

E-mail: causaanimal@mairipora.sp.gov.br

Telefone: (11) 4419-6618

Endereço: Rua Cardoso Cesar 105, centro

Observações: Será necessário um breve relato dos fatos ocorridos com o animal contendo as seguintes informações

  • Foto do animal;
  • Dados do proprietário/responsável ou tutor do animal se possível;
  • Endereço completo do denunciado se possível com a localização e ponto de referência;

ADOÇÃO / DOAÇÃO/CASTRAÇÃO de animais ou INSUMOS PET.

Segue link das páginas oficias:  

 https://www.facebook.com/causaanimalmairipora/

 https://instagram.com/causaanimalmairipora?igshid=ZDdkNTZiNTM

IX – Reciclagem

Descrição: È o processo de reaproveitamento de materiais descartados, sendo eles Papel, RX, Isopor, Eletronicos e Vidros, Latas, Aluminio, Plasticos, estes devidamente lavados. Seu objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Acessar serviço:  agendamento de retirada de material reciclado.

Agendar atendimento: WhatsApp: (11) 97432-3078 ou (11) 97256-7031

E-mail: cooperativadereciclagemtp@gmail.com

Atendimento: Presencial Galpão Verde

Endereço: Rua Asisi Ouchana, 13- Capoavinha

Telefone: Fixo: (11) 4604-0900 opção 2

  • Observações: Temos alguns pontos de Coleta aberto ao Público, sendo este localizados:
  • Estacionamento da Câmara Municipal de Mairiporã

Rua Alameda Tibiriçá, 340, Centro.

  • Escola Mufarrege Salomão Chamma

Rua Guilherme de Almeida, 2-188 – Mairiporã, SP

  • Ginásio de Esportes Florêncio Pereira Sarkizão

      Estr. do Rio Acima, 400 – Mairiporã,     

    Temos também pontos de Coletas na Secretarias Municipais: Das 08:30 ás 16h

  • SUBPREFEITURA DE TERRA PRETA

             Rua Ari da Silva, 165 – Centro- Terra Preta

  • Parque Esportivo Terra Preta- SABATEP

Rua Antônio Álvaro Simões de Souza- COLINA I -Terra Preta

  • Escola Pitro Petri

Rua Pedro Miziara, 25, Centro Terra Preta 

Missão, visão e valores: A Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Modernização visa a implementação de politicas e diretrizes administrativas, no âmbito da Prefeitura de Mairiporã nos segmentos de suporte tecnológico, gestão de pessoas, modernização administrativa, gestão de contratos e serviços, segurança e medicina do trabalho. Provendo uma gestão governamental simples, digital, inovadora, construída com ética e sempre com ênfase na valorização do servidor

Secretário Sr. RAFAEL DE OLIVEIRA CARDOSO

Secretário Adjunto Sr. DOUGLAS PEREIRA DA SILVA

A Secretaria de Administração é responsável pela coordenação das questões administrativas da prefeitura, centralizando as atividades relacionadas com o sistema de pessoas, administração de bens patrimoniais, almoxarifado, gestão do arquivo central, elaboração de atos, preparação de processos, assentamento dos atos e termos relacionados com a vida funcional dos servidores.

CARTA DE SERVIÇOS

  • PROTOCOLO

I. SERVIÇO: Protocolo de solicitações

– Descrição: Atendimento para abertura de processos
– Acessar serviço: : https://portal.cidadao.conam.com.br/mairipora
– Agendar atendimento: Não
– E-mail: sa.expediente@mairipora.sp.gov.br 
– Atendimento: Das  08h30 as 16h30
– Telefone: (11) 4419-8080 e (11) 4419-8081
– Observações: Abertura de solicitações pelo site, Portal Cidadão, Planta Online, emissão e conferencia de pagamentos de taxas, recebimento e distribuição de correspondências em geral, manutenção do sistema MPA.


II. SERVIÇO: Wifi Publico


– Descrição: O Wifi Público foi criado para atender o publico em algumas praças para que possam ter acesso a internet.
– Acessar serviço: Para acessar basta fazer o login via facebook ou um cadastro simples. 
– Agendar atendimento: Não precisa agendar
– E-mail: sa.cpd@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De Segunda a Sexta-feira da 8h as 17h (departamento)
– Telefone: (11) 4604-0953
– Observações:


III. SERVIÇO: Convocação

– Descrição: Convocação – Admissional
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Através telefone ou e-mail
– E-mail: : sa.admissional@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30, sem agendamento
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O candidato possui 5 dias úteis após a convocação para se apresentar com os documentos necessários. O não comparecimento no prazo estipulado implica na desclassificação.

IV. SERVIÇO: Estágio Remunerado

– Descrição: Estágio Remunerado
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Não há necessidade. No ato da convocação a Divisão tenta contato com o candidato via telefone/e-mail para orientações.
– E-mail: sa.admissional@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O candidato possui 3 dias úteis após a convocação para se apresentar com os documentos necessários. O não comparecimento no prazo estipulado implica na desclassificação.

V. SERVIÇO: Estágio Não Remunerado

– Descrição: Estágio Não Remunerado
– Acessar serviço: Pessoalmente ou e-mail
– Agendar atendimento: Não é necessário agendar
– E-mail: sa.admissional@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: Presencial ou e-mail
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O voluntário necessita comparecer munido das documentações necessárias comprovando a necessidade do seu estágio obrigatório para a conclusão de seu curso.

VI. SERVIÇO: Convênios Médicos

– Descrição: Solicitação de Convênios Médicos
– Acessar serviço: Pessoalmente ou e-mail
– Agendar atendimento: Não há necessidade (na assinatura dos documentos contratuais de cada adesão/exclusão de convênio, a Divisão irá agendar um atendimento presencial (sendo obrigatório o comparecimento).
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: Ficar atento à solicitação de documentação necessária e prazos.

VII. SERVIÇO: Crachá

– Descrição: Solicitação de Crachá
– Acessar serviço: Site da Prefeitura
– Agendar atendimento: Site da Prefeitura – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfcSKQqURJceyt3i3VGfHseay6UQeF5CdPlH__FBZnXnf3vw/viewform
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O envio da solicitação só é permitido mediante o anexo da foto atualizada do servidor. O prazo para a entrega do crachá é de 7 dias úteis.

VIII. SERVIÇO: Certidões simples

– Descrição: Declarações e Certidões Simples
– Acessar serviço: : E-mail / Presencialmente / Site da Prefeitura
– Agendar atendimento: Não há necessidade
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: Os prazos para as declarações simples são de 5 dias úteis.

IX. SERVIÇO: Certidões 

– Descrição: Certidões de averbação com homologação
– Acessar serviço: : E-mail / Presencialmente / Site da Prefeitura
– Agendar atendimento: Não há necessidade
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: Os prazos para as declarações simples são de 20 dias úteis. É indispensável a indicação no formulário referente a qual instituição o período será averbado. 

X. SERVIÇO: Demissional

– Descrição: Demissional (exoneração)
– Acessar serviço: : Presencialmente 
– Agendar atendimento: Não há necessidade
– E-mail: sa.admissional@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O servidor deve comparecer presencialmente afim de assinar as fichas de exoneração. Após o pedido de exoneração a prefeitura tem um prazo de 10 dias para pagamento das verbas rescisórias.

XI. SERVIÇO: Cópia do prontuário

– Descrição: Requerimento de documentos funcionais (cópia do prontuário)
– Acessar serviço: : E-mail / Presencial / Site da Prefeitura
– Agendar atendimento: Não há necessidade
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O prazo para essa solicitação é de 5 dias úteis.

XII. SERVIÇO: Atualização Cadastral

– Descrição: Atualização Cadastral
– Acessar serviço: : Pessoalmente ou e-mail
– Agendar atendimento: Não há necessidade
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O servidor deve manter seus dados atualizados junto ao Departamento de Gestão de pessoas, sendo indispensável a apresentação de documentos comprobatórios (certificados, comprovantes, certidões, etc).

XIII. SERVIÇO: Integração

– Descrição: Integração Admissional
– Acessar serviço: : Pessoalmente
– Agendar atendimento: O atendimento é agendado pela Divisão
– E-mail: sa.admissional@mairipora.sp.gov.br 
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: A integração é realizada com os recém admitidos nos cargos públicos de concurso/processo seletivo.

XIV. SERVIÇO: Licença

– Descrição: Licença sem Remuneração
– Acessar serviço: : Pessoalmente / E-mail / Site da Prefeitura
– Agendar atendimento: Não há necessidade
– E-mail: gestaodepessoas@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h30 às 16h30
– Telefone: (11) 4419-8055
– Observações: O servidor tem um prazo de 15 dias anteriores a data da licença
para solicitar

  • ESCOLA DE GOVERNO

XV. SERVIÇO: Solicitação de cursos

– Descrição: Solicitação de capacitações e cursos
– Acessar serviço: : Digital ou presencialmente
– Agendar atendimento: Através do formulário na página da Escola de Governo
no site da Prefeitura ( http://prefeiturademairipora.com.br/escola-de-governo/),
telefone ou e-mail.

– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações:Qualquer servidor público municipal pode solicitar capacitações de interesse geral ou pessoal, porém sempre é realizado o estudo prévio para a identificação de abrangência, efetividade e possibilidade de realização junto aos departamentos e secretarias cabíveis.

XVI. SERVIÇO: Realização de cursos

– Descrição: Realização de capacitações e cursos.
– Acessar serviço: : Digital ou presencialmente
– Agendar atendimento: É agendado pela Divisão e comunicado através do
whatsapp, telefone, spark e e-mail.
telefone ou e-mail.

– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações: As capacitações realizadas pela ou em parceria a Escola de Governo são usualmente realizadas de maneira presencial devido a comprovação da vantajosidade, porém também são realizados cursos e capacitações digitais, o encaminhamento é realizado via spark, e-mail e whatsapp.

XVII. SERVIÇO: Avaliações digitais

– Descrição: Elaboração e encaminhamento de avaliações digitais
– Acessar serviço: : Digitalmente
– Agendar atendimento: A solicitação de avaliação para emissão dos certificados referente aos cursos e capacitações EAD pode ser realizada através de e-mail, telefone ou pessoalmente e o encaminhamento é realizado via e-mail ou whatsapp, telefone ou e-mail.
– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações: Para encaminhamento dos certificados digitais é necessário a realização das avaliações de conteúdo e no caso de servidores aprovados, os encaminhamentos dos certificados acontecem via e-mail, podendo também no caso de necessidade serem entregue em mãos.

XVIII. SERVIÇO: Certificados

– Descrição: Entrega de certificados
– Acessar serviço: Pessoalmente ou digitalmente.
– Agendar atendimento: É encaminhado pela divisão após seu recebimento, podendo ser também solicitado via e-mail ou pessoalmente na central de recursos humanos. 
– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações: Para todos os servidores públicos municipais que realizam capacitações, cursos ou workshops realizados pela Escola de Governo ou em parceria a Escola e Governo. 

XIX. SERVIÇO: Suporte para capacitações

– Descrição: Suporte na execução e pesquisa de campo para realização de capacitações específicas
– Acessar serviço: Pessoalmente ou digitalmente.
– Agendar atendimento: As solicitações podem ser realizadas via e-mail ou presencialmente, os alinhamentos são realizados de acordo com as necessidades apresentadas.
– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações: Para todas as unidades, departamentos e secretarias que tenham alguma necessidade não prevista no Plano de Ações Anual.

XX. SERVIÇO: Workshops

– Descrição: Realização e/ou suporte para realização de workshops referente a administração pública.
– Acessar serviço: Pessoalmente ou digitalmente.
– Agendar atendimento: As solicitações podem ser realizadas via e-mail ou presencialmente, os alinhamentos são realizados de acordo com as necessidades apresentadas.
– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações: Para todas as unidades, departamentos e secretarias que tenham alguma necessidade não prevista no Plano de Ações Anual.

XXI. SERVIÇO: Parceria com entidades de ensino

– Descrição: Realização de parceria com entidades de ensino para desconto aos servidores em mensalidade, matrícula ou quando possível.
– Acessar serviço: Pessoalmente ou digitalmente.
– Agendar atendimento: As solicitações podem ser realizadas via e-mail ou presencialmente.
– E-mail: : sa.escoladegoverno@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8011
– Observações: Caso não haja parceria ativa com a entidade de ensino apresentada, a Escola de Governo, se possível, formalizará a parceria para então a apresentação das vantagens.

  • MEDICINA DO TRABALHO

XXII. SERVIÇO: Perícia

– Descrição: Perícia Médica
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Através do whatsapp, telefone ou e-mail 
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h, sendo pré-agendada.
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Indicada para afastamentos médicos, do próprio servidor, que ultrapassem 15 dias num período de 60 dias.

XXIII. SERVIÇO: Exames

– Descrição: Exame Periódico, Admissional, Demissional
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: É agendado pela Divisão
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Para todos os servidores públicos municipais, sendo obrigatório pela NR 07.

XXIV. SERVIÇO: Avaliação médica

– Descrição: Restrição/Readaptação, Avaliação Médica
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: É agendado pela Divisão através do whatsapp, telefone ou e-mail.
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: O servidor deverá comparecer a Medicina do Trabalho, portando o laudo/atestado ou recomendação médica original. Será agendada uma  avaliação médica, da qual será deferido/indeferido o seupedido, e este receberá o comunicado, bem como a sua chefia.

XXV. SERVIÇO: Atestados médicos

– Descrição: Atestados médicos do próprio servidor, de um dia ou mais
– Acessar serviço: E-mail ou MAI
– Agendar atendimento: Não é necessário agendar
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: Virtual
– Telefone: (11) 95074-1974
– Observações: Em casos específicos poderá ser solicitado o documento original.

XXVI. SERVIÇO: Perfil Profissiográfico Previdenciário

– Descrição: Solicitação de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
– Acessar serviço: Através de requerimento por e-mail ou pelo Agiliza
– Agendar atendimento: Através do e-mail ou pessoalmente
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Ficar atento à solicitação de documentação necessária

XXVII. SERVIÇO: CIAT

– Descrição: Comunicação Interna de Acidente de Trabalho (CIAT)
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Por e-mail ou telefone
– E-mail: sa.segurançadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Enviar a CIAT em até 24h do ocorrido. Será realizada uma investigação técnica e em seguida uma avaliação com o médico do trabalho, que irá deferir/indeferir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)

XXVIII. SERVIÇO: Vistorias e inspeções técnicas

– Descrição: Vistorias e inspeções técnicas
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Por e-mail ou telefone
– E-mail: sa.segurançadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: É realizado pela Segurança do Trabalho 

XXIX. SERVIÇO: Entrega de EPI

– Descrição: Entrega de EPI e orientações de uso
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Por e-mail ou telefone
– E-mail: sa.segurançadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: É realizado pela Segurança do Trabalho 

XXX. SERVIÇO: Solicitação de insalubridade e periculosidade

– Descrição: A chefia deverá preencher o requerimento e enviar por e-mail
– Acessar serviço: Por e-mail
– Agendar atendimento: Por e-mail ou telefone
– E-mail: sa.segurançadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: É realizado pela Segurança do Trabalho 

XXXI. SERVIÇO: Consulta psicológica

– Descrição: Consulta psicológica
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Através do telefone ou pessoalmente
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Pré-agendado

XXXII. SERVIÇO: Plantão psicológico Itinerante

– Descrição: Plantão psicológico Itinerante
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Através do telefone ou pessoalmente
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Pré-agendado

XXXIII. SERVIÇO: Ginástica Laboral

– Descrição: Realização de Ginástica Laboral
– Acessar serviço: Pessoalmente
– Agendar atendimento: Através do telefone ou pessoalmente
– E-mail: medicinadotrabalho@mairipora.sp.gov.br
– Atendimento: De segunda a sexta das 08h às 17h
– Telefone: (11) 4419-8045 e (11) 97129-2445
– Observações: Pré-agendado

Missão, Visão e Valores: Prover ações e serviços para atender integralmente à saúde da população, de forma humanizada, com qualidade por meio das redes de atenção resolutivas, gestão eficiente dos recursos e desenvolvimento regional. Até 2024 ser reconhecido pelo cidadão por promover ações e serviços públicos, em saúde de maneira eficiente e comprometida com a qualidade de vida.  Entre seus valores estão a Equidade, Ética, Eficiência, Compromisso e Transparência.


Secretário Sr. Raphael Aparecido de Souza

Secretária Adjunta Sr.a Paula de Carli Perinetto

A Secretaria Municipal de Saúde planeja, organiza, controla e avalia as ações e os serviços de saúde, conduz e executa os serviços e orçamentos públicos de saúde; participa do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS).

I – Serviço: OUVIDORIA SUS

Descrição: A Ouvidoria do SUS é um canal de comunicação que liga o munícipe a Prefeitura e está apta para atender o munícipe quando:
1. Não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais;
2. Sentir-se mal atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos;
3. Denúncias de irregularidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens indevidas, suspeitas de corrupção ou outra situação que possa atentar contra o direito do munícipe.

Acessar o serviço: Presencial, portal eletrônico, e-mail, caixa de sugestão nas unidades, carta e telefone.

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.ouvidoria@mairipora.sp.gov.br

Portal Eletrônico: https://eouve.com.br/#/

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Endereço: Rua Primeiro de Maio, 95 – Jardim Odorico

Telefone: (11) 4419-8499 – Ramal (8508)

II – Serviço: EXPEDIENTE DA SAÚDE

Descrição: O Serviço de Expediente é o setor responsável pelo recebimento, distribuição e expedição de documentos em geral, além das rotinas que envolvem os processos junto ao CONAM – MPA.

Acessar o serviço: Presencial, e-mail, carta e telefone

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.expediente@mairipora.sp.gov.br

Portal Eletrônico: : https://protocolo.cidadao.conam.com.br/mairipora/

Atendimento: De segunda a sexta – feira das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-8499 

III – Serviço: TRANSPORTE DA SAUDE

Descrição: Transporte ambulatorial sanitário para fora do município, para agendamento feito pelo (CROSS) SIRESP

Acessar o serviço: VIA TELEFONE

Agendar atendimento: Dois (2) dias úteis de antecedência da
consulta.

E-mail: sms.transporte@mairipora.sp.gov.br (O agendamento não é feito por e-mail, somente via telefone. O e-mail é para serviços administrativos e solicitação de alta feita pelo Hospital para o setor de transporte).

Portal Eletrônico: : https://protocolo.cidadao.conam.com.br/mairipora/

Atendimento: Das 8h às 11h

Telefone: (11) 4419-0625 – (11) 4419-8490

Observações: Depois do agendamento do veículo (com 2 dias úteis de antecedência da consulta das 08h00 às 11h00), é necessário, a confirmação do horário e local de EMBARQUE (com um 1 dia útil de antecedência da consulta das 15h00 às 16h50), por motivo do roteiro de viagem. O agendamento prioritariamente atenderá paciente cuja necessidade seja para tratamento oncológico, hemodiálise ou paciente com mobilidade reduzida, com vagas remanescentes para os demais
casos.

 

IV – Serviço: UNIDADE DE AVALIAÇÃO E CONTROLE (UAC)

  • Descrição: Serviço ao Cidadão – Cadastro SCNES – Em atenção a Portaria nº 1646 de 02 de Outubro de 2015 em seu Art 2º, o CNES se constitui como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente da natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Acessar o serviço: E-mail

Agendar atendimento: Telefone e/ou e-mail (se houver necessidade de suporte e/ou demais orientações quanto à instalação do sistema e preenchimento).

E-mail: : sms.uac@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Secretaria da Saúde – sala 14 – Rua 1º de Maio, 95 – Capoavinha – das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-8499 (Opção 5 – faturamento)

  • Descrição: Serviço às Unidades de Saúde e prestadores de serviço em saúde

1. Geração dos Boletins de Produção Ambulatorial (BPA) das Unidades – ATENÇÃO ESPECIALIZADA, conferência e correções para processamento no Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde:
2. Geração do arquivo de integração ESUS-AB das Unidades de Saúde – ATENÇÃO PRIMÁRIA, conferência e correções para posterior envio ao Ministério:
3. Intermediação e/ou Suporte dos sistemas de informação:
4. Suporte para as Unidades de Saúde no que se refere à utilização da SIGTAP – tabela de procedimentos do Ministério da Saúde.
5. Operacionalização e atualização do SCNES dos Estabelecimentos Públicos

Acessar serviço: E-mail

Agendar atendimento: Telefone e/ou e-mail (se houver necessidade de
suporte e/ou demais orientações)

E-mail: sms.uac@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Secretaria da Saúde – sala 14 – Rua 1º de Maio, s/nº – Capoavinha – das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-8499 (Opção 5 – faturamento)

  • Descrição: Serviços internos

1) Sistemas operacionalizados no Departamento: SIHD2 – conferência, auditoria e posterior envio ao Ministério da Saúde das informações referentes as internações hospitalares ocorridas no município:
– Hospital e Maternidade Mairiporã
– Hospital de Clínicas Anjo Gabriel
SIA – conferência e posterior envio ao Ministério da Saúde das informações referentes aos atendimentos e procedimentos ambulatoriais e urgência/emergência no município.
FPO – Fichas de Programação Orçamentária dos procedimentos média complexidade das Unidades de Saúde para importação no sistema SIA e SIHD2;
SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de
Saúde públicos e privados do município (envio ao Ministério da
Saúde);

2) Relatórios de Produção Mensal das Unidades de Saúde (atenção primária,
atenção especializada e urgência/emergência) pertencentes à rede municipal e
Unidades prestadoras de serviços

3) Relatórios quadrimestrais de produção para apresentação nas Audiências Públicas.

 

V – Serviço: DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – VISA

Descrição: O Departamento de Vigilância Sanitária desenvolve os serviços de monitoramento, licenciamento e vistoria de estabelecimentos comerciais de alta, média e baixa complexidade, atendimento de denúncias, educação permanente para o setor regulado, tendo suas ações voltadas para a promoção, preservação e recuperação da saúde da população.

Acessar o serviço: Via Telefone (11) 4419-8492 e (11) 4419-8499 para dúvidas e orientações. O registro de denúncias deve ser realizado através do e-mail, canal e-Ouve ou diretamente no Setor de Expediente da Secretaria Municipal da Saúde. 

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.visa@mairipora.sp.gov.br

Ouvidoria: Denúncias realizadas diretamente no canal e-Ouve: https://eouve.com.br/#/

Atendimento: Secretaria da Saúde – sala 14 – Rua 1º de Maio, s/nº – Capoavinha – das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-8492

 

VI – Serviço: DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

Descrição: O Departamento de Vigilância Ambiental tem por finalidade promover o conhecimento a detecção e a prevenção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, competindo-lhe as ações de vigilância, prevenção e controle das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, dos acidentes por animais peçonhentos e venenosos, bem como vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.

Acessar o serviço: Via Telefone (11) 4419-8492 e (11) 4419-8499 para dúvidas e orientações. O registro de denúncias deve ser realizado através do e-mail, canal e-Ouve ou diretamente no Setor de Expediente da Secretaria Municipal da Saúde. 

Ouvidoria: Denúncias realizadas diretamente no canal e-Ouve: https://eouve.com.br/#/

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.visa@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Secretaria da Saúde – sala 14 – Rua 1º de Maio, s/nº – Capoavinha – das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-8492

 

VII – Serviço: DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Descrição: O Departamento de Vigilância Epidemiológica desenvolve um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças.

Acessar o serviço: Via Telefone (11) 4419-8492 e (11) 4419-8499 para dúvidas e orientações. O registro de denúncias deve ser realizado através do e-mail, canal e-Ouve ou diretamente no Setor de Expediente da Secretaria Municipal da Saúde. 

Ouvidoria: Denúncias realizadas diretamente no canal e-Ouve: https://eouve.com.br/#/

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.visa@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Secretaria da Saúde – sala 14 – Rua 1º de Maio, s/nº – Capoavinha – das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-8492

 

VIII – Serviço: Núcleo de Reabilitação Física – Centro

Descrição: Atendimento de fisioterapia e fonoaudiologia para pacientes com desordens neurológicas e ortopédica, para adultos e pediatria. 

Acessar o serviço: O acesso ao serviço se dá através de encaminhamento médico e procura espontânea.

Agendar atendimento: Presencial, com prioridades para crianças, fraturas, pós-operatórios e sequela acidente vascular cerebral.

E-mail:  sms.coordenaçãoreabilitacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Segunda as sextas feiras, das 7h ás 18h, na Rua Dom José Maurício da Rocha, Centro

Telefone: (11) 4419-7173- (11) 4419-1625

 

IX – Serviço: Núcleo de Reabilitação Física – Polo Terra Preta

Descrição: Atendimento de fisioterapia para pacientes com desordens neurológicas e ortopédica, para adultos e pediatria. 

Acessar o serviço: Através de encaminhamento e procura espontânea

Agendar atendimento: Presencial, com prioridades para crianças, fraturas, pós-operatórios e sequela acidente vascular cerebral.

E-mail:  sms.coordenaçãoreabilitacao@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Segunda as sextas feiras, das 7h ás 17h, na Rua Dom José Maurício da Rocha, Centro

Telefone: (11) 4419-7173 – (Telefone da unidade central – para informações)

Observações: Atendimento no momento realizado na Sabatep.

 

X – Serviço: CTA José Ávila Pereira

Descrição: Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS e Ambulatório de Especialidade HIV/AIDS e Hepatites Virais

Acessar o serviço: para testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites o acesso é por livre demanda. Para consulta no Ambulatório HIV/AIDS e Hepatites Virais, acesso via encaminhamento (referência e contra referência). 

Agendar atendimento: Via telefone, WhatsApp ou presencial

E-mail: sms.cta@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Segunda as sextas feiras, das 8h ás 17h, na Rua Coronel Otávio Azeredo, 131 – Centro.

Telefone: (11) 4419-6517

 

XI – Serviço: Ambulatório de Especialidades

Descrição: Atendimento médico especializado em cardiologia, dermatologia, neurologia, oftalmologia, psiquiatria e vascular.

Acessar o serviço: Com encaminhamento médico.

Agendar atendimento: Realizado pela unidade de referência do usuário (UBS/ESF); retorno através do portal SIRESP.

E-mail: sms.ae@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 7h às 19h

Telefone:(11) 97546-4836, na Rua Vereador Carlos Nunes, 21 – Centro

 

XII – Serviço: Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar – EMAD

Descrição: Presta serviço de atendimento domiciliar, para média e alta
complexidade.

Acessar o serviço: Demanda espontânea e/ou encaminhamento médico ou de equipe multiprofissional de saúde.

Agendar atendimento: Através de contato telefônico, aplicativo de mensagens – WhatsApp e/ou presencial.

E-mail: sms.sad@mairpora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h

Telefone: (11) 4419-6688 – (11) 97515-9008, na Rua Alzira Ferreira Campos, 480 – Jardim Fernão Dias

 

XIII – Serviço: Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS I)

Descrição: Unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.

Acessar o serviço: Demanda espontânea, encaminhamento médico ou multiprofissional

Agendar atendimento: Presencial e/ou por contato telefônico

E-mail: sms.caps1@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Coronel Otávio Azeredo,
113 – Centro.

Telefone: (11) 4419-2521

 

XIV – Serviço: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – AD (CAPS AD)

Descrição: Unidade de saúde mental que acolhe e trata usuário do SUS e seus familiares com prejuízos decorrentes do uso abusivo e dependentes e dependentes de substâncias psicoativas.

Acessar o serviço: Demanda espontânea, encaminhamento médico ou multiprofissional.

Agendar atendimento: Presencial e/ou por contato telefônico

E-mail: sms.capsad@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Ipiranga, 399 – Centro.

Telefone: (11) 4419-3790

 

XV – Serviço: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ)

Descrição: Prestar acompanhamento as crianças e adolescentes e suas famílias, que apresentem sofrimento psíquico, relacionado transtornos mentais graves e persistentes, inclusive os relacionamentos ao uso de abuso de álcool e outras drogas.

Acessar o serviço: Demanda espontânea, encaminhamento médico ou multiprofissional.

Agendar atendimento: Presencial e/ou por contato telefônico

E-mail: sms.capsij@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Dona Laura Barbosa do Nascimento, 64 – Centro

Telefone: (11) 4419-1174

 

XVI – Serviço: Centro Odontológico de Especialidades – CEO

Descrição: Prestar assistência odontológica clinico e especializado, assistência odontológica em situações de urgências.

Acessar o serviço: Demanda espontânea, com classificação de risco, com encaminhamento médico e/ou multiprofissional.

Agendar atendimento: Presencial 

E-mail: sms.ceo@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 7h às 18h na Rua Coronel Otávio de Azeredo, 135 – Centro.

Telefone: (11) 4608-8848

 

XVII – Serviço: Casa de Atenção à Saúde da Mulher

Descrição: Prestar assistência em ginecologia e pediatria na atenção especializada; realizar pré-natal de alto risco; exames preventivos da saúde da mulher (Papanicolau, mamografia); realização de exame de ultrassonografia.

Acessar o serviço: Através de solicitação médica

Agendar atendimento: Unidade de referência do paciente

E-mail: sms.casadamulher@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 7h às 17h na Avenida Leonor de Oliveira, 392 – Centro

Telefone: (11) 4419-9658 – (11) 97520-3544

 

XVIII – Serviço: Núcleo de Ampliado de Saúde da Familiar – NASF

Descrição: É uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por profissionais da saúde (psicologia, nutrição, assistente social, fonoaudiólogo), atuando de maneira integrada para dar suporte aos profissionais das equipes de saúde da atenção primária e especializada.

Acessar o serviço: Através de solicitação médica

Agendar atendimento: Unidade de referência do paciente

E-mail: sms.nasf@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 7h às 17h na Rua Alzira Ferreira Campos, 480 – Centro.

Telefone: (11) 4419-9658 – (11) 97520-3544

 

XIX – Serviço: ESF SÃO VICENTE

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de papanicolaou e exames laboratoriais; sala de vacina e curativo; atendimento com a equipe multidisciplinar e
atividades de grupos. 

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou whastsapp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: Agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfsaovicente@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua São Bernardo, 01 – São Vicente

Telefone:(11) 4482-1116

 

XX – Serviço: UBS MALVINA MACHADO WISNIEWSKI/ ESF VILA MACHADO

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Essa unidade é responsável pelo micro área localizada do Bairro Caceia. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina, curativo e farmácia; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos. 

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfvilamachado@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Antônio Bueno de Moraes, 119 Vila Machado

Telefone:(11) 4482-1129

Observações: Endereço da Micro área do Caceia- Rua João Antônio da Silva, s/n. Caceia

 

XXI – Serviço: ESF SANTA FILOMENA

Descrição: Trata -se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina e curativo; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos.

 Acessar o serviço: Todo e qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfsantafilomena@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Estrada Santa Inês, 3000 Jardim Samambaia

Telefone:(11) 4604-4890

 

XXII – Serviço: UBS MANOEL PINTO JUNIOR MIMI – ESF JD PEREIRA

Descrição: Trata se de 02(duas) equipes de estratégia de saúde (ESF) dentro do mesmo espaço físico. Essa unidade faz atendimentos a três bairros, sendo Jardim Pereira, Jardim Bela Vista e Canjica (Canaã I, II, III e IV). Temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina, curativo e farmácia; consultório odontológico; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos.

 Acessar o serviço: Todo e qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfjdpereira@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Francisco Miranda de Melo, 100 – Jd. Pereira (Terra Preta)

Telefone:(11) 4486-1850

Observações: Hoje, essas duas equipes dividem o mesmo espaço com a UBS Terra Preta – Dr. Amadeu Mendes da Silva Neto.

 

XXIII – Serviço: ESF RIO ACIMA

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Essa unidade é responsável pelo micro área localizadas do Bairro dos Remédios, Arnoni e Ponte Alta. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina e curativo; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupo. 

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.rioacima@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Estrada Santo Antônio, 60 – Jd. Sandra

  • Micro Área Remédios: Estrada dos Remédios, s/n
  • Micro Área Arnoni: Rua Laura Pereira Arnoni, s/n

Telefone: (11) 97529-7224

 

XXIV – Serviço: UBS JULIO FUJIKAWA – ESF CANTAREIRA

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Essa unidade é responsável pelo micro área localizadas do Bairro dos Remédios, Arnoni e Ponte Alta. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina e curativo; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupo. 

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.cantareira@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Avenida Caviúnas, 180 – Petrópolis

  • Micro Área Caraguatá: Rua Duilio Lorenzi, 27
  • Micro Área Apolinário – Luiz José da Silva: Estrada do Apolinário, s/n

Telefone: (11) 4485-0137

 

XXV – Serviço: ESF Pirucaia

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adscrito. Essa unidade é responsável pelas microáreas localizadas nos Bairros Guavirutuva, Marmelo, Saboó, Capim Branco e Tapera Grande. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra, consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal, coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina, curativo, farmácia, consultório odontológico, atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos.

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: esfpirucaia@gmail.com

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Estrada da Pirucaia, km 13

  • Micro Área Guavirutuva: Estrada Municipal José Gonçalves, s/n.
  • Micro Área Marmelo/Saboó: Estrada Municipal, Km 17
  • Micro Área Capim Branco: Rua Projetada, 01
  • Micro Área Tapera Grande: Estrada Municipal, s/n

Telefone: (11) 91025-5619

 

XXVI – Serviço: ESF CAPOAVINHA I E II

Descrição: Trata se de 02(duas) equipes de estratégia de saúde (ESF) dentro do mesmo espaço físico. Essas unidades fazem atendimentos aos Jardim Capoavinha, Santo Antônio, Jardim Santana, Vila Popular, Olaria, Furnas, Jardim Nery, Jardim Brilha e Parque Náutico. Temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina, curativo e farmácia; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos. 

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.capoavinha@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na R: Estrada Tahira Ecki, 1300 – bairro Jardim Capoavinha

Telefone: (11) 4419-2743

 

XXVII – Serviço: UBS VERA LUCIA SOARES DOMINGUES LAURINDO – ESF Pinheiral

Descrição: Trata -se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina e curativo; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos.

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfpinheiral@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na R: Laurindo Felix da Silva – 117 – Bairro Pinheiral

Telefone: (11) 4482-1277

Observação: Unidade Barreiro – ESF Fábio Roberto Franco de Almeida

Rua Padre Celestino André Trevisan, 1500 – Barreiro.
Telefone: (WhatsApp): (11) 91402-4213.

 

XXVIII – Serviço: UBS MARIA CAETANA – ESF MATO DENTRO

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de curativo; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de
grupos.

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfmatodentro@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na R: São Bernardo, 01 São Vicente

Telefone: (11) 4484-3800

 

XXIX – Serviço: UBS SELMA GURARACIABA DAS NEVES COSTA – ESF FERNÃO DIAS

Descrição: Trata-se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de curativo, vacina e farmácia; consultório odontológico, atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos.

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esffernãodias@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na R: Alzira Ferreira Campos, 480 – Bairro Fernão Dias

Telefone: (11) 97511-3912

 

XXX – Serviço: UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO MASUO OSATO

Descrição: trata-se de unidade de saúde destinada a prestar, dentro do horário de funcionamento do estabelecimento de saúde, assistência a doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam atendimento imediato.

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.patp@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: 24 horas todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana, na rua Jose Claudino Dos Santos, 139 ; Bairro: Terra Preta

Telefone: (11) 4486-1554

 

XXXI – Serviço: UBS MARIA ARAMO – ESF HORTOLÂNDIA

Descrição: trata -se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina, curativo e farmácia; consultório odontológico, atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfshortolandia@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Estrada dos Morais, 18, Bairro Hortolândia

Telefone: (11) 4484-4108

 

XXXII – Serviço: UBS HERNANI GABRIEL DE O. DINIZ GONÇALVES – ESF SOL NASCENTE

Descrição: trata -se de unidade de saúde (ESF) que atende a população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala de vacina, curativo e farmácia; consultório odontológico, atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfssolnascente@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rod. Arão Sahm, 40, Jardim Gibeon, em Terra Preta.

Telefone: (11) 4484-4080

 

XXXIII – Serviço: ESF LAJOTA

Descrição: trata -se de unidade de saúde (ESF) que atende a população, população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau e exames laboratoriais; sala curativo; consultório odontológico; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos. 

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.esfssolnascente@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Estr. Laramara, s/n – Bairro Lajota

  • Micro Área Bairro Corumbá: Estrada Municipal do Corumbá, s/n – (Associação)

Telefone: (11) 4484-4080

 

XXXIV – Serviço: UNIDADE BASICA DE SAUDE DR EMILIO LUIZ LATTARI / UBS CENTRAL

Descrição: trata -se de unidade básica de saúde que atende a população, população adstrita. Nessa unidade temos os seguintes atendimentos: consulta com médico generalista, ginecologista e pediatra; consulta de enfermagem, puerpério e pré-natal; coleta de Papanicolau; sala curativo e vacina; atendimento com a equipe multidisciplinar e atividades de grupos.

 Acessar o serviço: Qualquer cidadão poderá acessar a unidade de saúde via telefone e/ou WhatsApp ou diretamente na unidade de saúde.

Agendar atendimento: O agendamento é realizado direto na unidade de saúde.

E-mail: sms.ubsmairipora@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua Ipiranga, nº 280 – 2º Piso

Telefone: (11) 4419-7101

Gerente Administrativo – Sra. Beatriz

 

XXXV – Serviço: FARMÁCIA CENTRAL

Descrição: Central de abastecimento farmacêutico, onde são armazenados e disponibilizados os medicamentos que fazem parte da relação municipal de medicamentos.

 Acessar o serviço: Presencial

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.farmacia@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h às 17h na Rua: Ver. Antonio Morelato, 30 – Centro

Telefone: (11) 4419-2474

Observações: Para o recebimento dos medicamentos, o paciente deve estar munido de receituário atualizado, cartão do SUS e documento de identificação.

 

XXXVI – Serviço: ATENDIMENTO HOSPITALAR – HOSPITAL INFANTIL MENINO JESUS 

Descrição: Atendimento de serviço de urgência e emergência e internamento em clínica médica

 Acessar o serviço: Até 15 anos, 11 meses e 29 dias. Ficha de atendimento da urgência – Pronto atendimento – Prontuário médico. Serviço de portas abertas, via de entrada principal é o pronto atendimento, sendo pré-requisito uma pré-avaliação por profissional de enfermagem de nível superior para classificação de risco e definição de prioridades.

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: diretoria@hospitalmairipora.com.br

Atendimento: 24 hrs na Rua Ipiranga, 280 – Centro

Telefone: (11) 4419-4422

Diretor Administrativo – Sr. Adonício 

 

XXXVII – Serviço: UPA TERRA PRETA

Descrição: A UPA oferece atendimento clínico de Urgência e Emergência para crianças e adultos.

 Acessar o serviço: Serviço de portas abertas

Agendar atendimento: Não há a necessidade de agendamento

E-mail: sms.patp@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: 24 hrs na Rua José Claudino dos Santos, 139 – Terra Preta

Telefone: (11) 4486-1554


XXXVIII – SERVIÇO: ATENDIMENTO HOSPITALAR – Hospital de Clínicas Anjo Gabriel

  • Descrição: Atendimento de serviço de urgência e emergência e internamento em clínica médica.
  • Acessar serviço: A partir de 16 anos. Ficha de atendimento da urgência – Pronto atendimento – Prontuário médico. Serviço de portas abertas, via de entrada principal é o pronto atendimento, sendo pré-requisito uma pré-avaliação por profissional de enfermagem de nível superior para classificação de risco e definição de prioridades.
  • Agendar atendimento: Não há necessidade
  • E-mail:   ouvidoria@alphainstituto.com.br
  • Atendimento: 24 hrs

                Rua: São Judas Tadeu, 200 – Capoavinha 
                Telefone: (11) 4419-2300

Pular para o conteúdo