Prefeitura inaugura Centro de Referência em Alimentação Escolar

Espaço responsável por armazenar e distribuir alimentos para 44 unidades educacionais.

Visando atender com a máxima eficiência, qualidade e cuidado é que a prefeitura de Mairiporã inaugurou na sexta-feira (24) o Centro de Referência em Alimentação Escolar (CRAE), responsável pela seleção, armazenamento, distribuição e abastecimento de todos os gêneros alimentícios em 11 creches e 33 escolas da rede municipal de ensino do município. O CRAE distribui mensalmente em torno de 60 Toneladas de alimentos, quantidade suficiente para servir 370 mil refeições ao mês.

Anteriormente, a Divisão de Alimentação Escolar, atrelada a secretaria de educação, já fazia esse papel, mas agora em um novo endereço, o CRAE conta com uma estrutura mais ampla e melhor, com um cozinha experimental para desenvolvimento de novas receitas, testes períodicos de todos os produtos distribuídos e capacitações para as cozinheiras da rede municipal, além de sala de reunião e setores administrativos subdivididos.

Os colaboradores já estão alocados no espaço desde dezembro de 2022, onde atuam diariamente 4 nutricionistas, 2 cozinheiras orientadoras, 1 cozinheira volante, 3 auxiliares administrativos, 5 ajudantes, 3 estoquistas e 4 motoristas. O CRAE também conta com 96 cozinheiras e 16 ajudantes de cozinha que atuam nas creches e escolas municipais, mais 2 cozinheiras orientadoras que foram treinadas com o objetivo de desenvolvimento de receitas de acordo com os alimentos permitidos pela legislação do PNAE, orientando e capacitando todas as cozinheiras e ajudantes em relação a culinária, otimização de sabor, consistência e aparência dos pratos.

O CRAE abastece todos os gêneros alimentícios que compõem os cardápio das creches e escolas municipais semanalmente em todas as unidades, além de orientar, capacitar e supervisionar as profissionais de cozinha.

Outra atribuição da equipe técnica de nutricionistas é o trabalho de supervisão e orientação nas unidades escolares, para que todas as normas higiêncio sanitárias sejam cumpridas para garantir a segurança alimentar. A elaboração de cardápios cumprindo as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Ações de educação alimentar e nutricional; Avaliação nutricional dos alunos atendidos pelas escolas e creches municipais e teste de aceitabilidade para avaliarmos a aceitação pelos alunos dos alimentos oferecidos mensalmente também fazem parte da rotina de trabalho realizado.

Cuidados com os hábitos alimentares

O CRAE desenvolve projetos junto com a comunidade escolar, seja professores, coordenadores, diretores, pais e responsáveis, com objetivo de melhoria dos hábitos alimentares, para que seja possível um desenvolvimento mais saudável e melhor aprendizado dos alunos. Todos alimentos recebidos, antes de serem distribuídos, passam por avaliação sensorial e organoléptica, além de exigências nos processos licitatórios como laudo bromatológicos e fichas técnicas para comprovar a qualidade e composição dos produtos.

A equipe técnica atua na identificação e acompanhamento dos alunos com intolerâncias e alergias alimentares e também daqueles que necessitam de alimentação especial, realizando adequações nos cardápios de acordo com as exigências das novas resoluções do Programa Nacional de Alimentação Escolar.