PREFEITURA PROMOVE 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE

A Prefeitura de Mairiporã convida todos os munícipes a participar da 7ª Conferência Municipal da Cidade, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, por iniciativa da pasta de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano. Sob o mote d”a Cidade que temos para a Cidade que queremos”,  o evento discutirá  com a população o que os moradores de Mairiporã querem para o planejamento urbano de nossa cidade.

O evento, que acontecerá no Barracão da Cultura (Rua Raimundo José Cervenka, nº 30, Clube de Campo), com abertura na noite do dia 16 e a apresentações de 4 painéis de discussão nas manhãs e tardes dos dias 17 e 18 debaterá com a população a partir de 4 temas propostos pela secretaria. Na manhã do dia 17 o primeiro painel será “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e na tarde do mesmo dia o tema é “Zonas Especiais de Interesse Social e Áreas de Risco”, um assunto de suma importância para Mairiporã, ainda mais nessa época de chuvas mais intensas, segundo a pasta de Habitação. No dia 18 de manhã o eixo de discussão será “Mairiporã, seu Plano Diretor e o Processo de Metropolização”, que irá abordar a inserção e papel de nossa cidade como integrante da Região Metropolitana de São Paulo, e na tarde o tema proposto é “Cidade Inclusivas e Socialmente Justas ( a Cidade que queremos)”. Os horários de inícios dos painéis são os mesmos para os dois dias, de manhã a partir das 9 horas e de tarde a partir das 13 horas.

A realização da conferência é estipulada pelo Plano Diretor a ser realizada bienalmente e o tema central, “A Função Social da Cidade e da Propriedade” é o mesmo da Conferência Municipal das Cidades realizada em âmbito nacional no ano de 2017.

Conhecendo os palestrantes

Cada um dos painéis de discussão será apresentado por um palestrante que guiará o debate após uma introdução do tema. Para o primeiro painel, “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, o convidado será Wilson Levy Braga da Silva Neto. Advogado, mestre em direito pela USP, doutor pela PUC – SP e pós-doutorando em Direito da Cidade na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Wilson é também professor convidado em diversas universidades públicas e privadas, além de membro de comissão examinadora, grupos de trabalho e conselhos de classe.

Para introdução do tema do segundo painel, “Zonas Especiais de Interesse Social e áreas de risco”, teremos a presença de Rodolfo Baesso Moura. Mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território, Rodolfo é engenheiro ambiental e graduado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, onde também é pesquisador do Laboratório de gestão de riscos.

Já na manhã do dia 18, Luciana Travassos apresentará o terceiro painel, “Mairiporã, seu plano diretor e processo de metropolização”. Luciana é arquiteta e urbanista, professora na UFABC e mestre e doutora em Ciência Ambiental pela USP. Tem experiência na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, de docência na USP, no Instituto Mauá de Tecnologia e no Centro Universitário FIAM/FAAM, além de também pesquisadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole, LUME-FAUUSP.

Para o quarto e último painel,” Cidade inclusivas e socialmente justas”, o debate ficará por conta de André Pasti. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) na área de Planejamento Territorial, vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e licenciado em Geografia pela Unicamp, foi docente do Cotuca/Unicamp além de integrar o Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social).

Mesmo não sendo obrigatória a inscrição para participar, a Secretaria de Habitação recomenda o preenchimento do formulário de inscrição pelo link abaixo.