Prefeitura promove Campanha Fique Sabendo

A Prefeitura de Mairiporã, por meio do CTA e do Programa IST/AIDS, em parceria com as unidades de saúde realizará, de 01 a 07 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo.

A campanha tem como objetivo promover o acesso ao teste de HIV e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, pois a testagem é a porta de entrada para ações de prevenção, tratamento e cuidado.

Durante a campanha, as unidades de saúde realizarão ações e irão ampliar a oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B/C para a população.

As ações de testagem extramuros serão realizadas pela equipe do CTA na sexta –feira, 01, das 10h ás 16h, na Praça do Rosário e no sábado, dia 02, das 10h ás 14h, no estacionamento do Mercado Ipanema, em Terra Preta.

O HIV continua sendo um grande problema de saúde pública mundial, com uma carga de mais de 33 milhões de mortes até o momento. No entanto, com o aumento do acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados eficazes, a infecção pelo HIV tornou-se uma condição de saúde crônica gerenciável, permitindo que as pessoas que vivem com vírus tenham uma vida longa e saudável. O vírus do HIV pode ser transmitido por meio do contato sexual sem uso do preservativo e também pela corrente sanguínea no compartilhamento de agulhas e seringas. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2021, a cada 15 minutos uma pessoa é infectada com o vírus do HIV no Brasil.

Pular para o conteúdo