Prefeitura realiza aplicação do fumacê e intensifica ações de combate à dengue

Para intensificar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Mairiporã está realizando a aplicação do fumacê em diversos bairros da cidade nos períodos da manhã e tarde. Nos dias 15 e 16 a ação já foi realizada nos bairros Jardim Pinheiral, Jardim Fernão Dias, Centro, Capoavinha, Jardim Neri e Parque Náutico.

Confira o cronograma da ação nos bairros:

17/04 – Santo Antonio, Jardim Santana e Brilha;

18/04 – Centro de Terra Preta e Jardim Nipon;

19/04 – Colinas, São Francisco  e Jardim Bela Vista;

20/04 – Vila Ipanema, Lavapés e Jardim Carpi;

22/04 – Gibeon Jardim Lucia, Barreiro e Jardim Suisso;

23/04 – Jardim Spada, Celeste, Jardim Odorico, Henrique Martins e Sabesp,

24/04 – Vila Paula, São Vicente, Vila Machado e Santa Inês,

25/04 – Chácara Arantes, Santa Cruz e Vila Rosa.

Para garantir a eficácia do fumacê e proteger a saúde da comunidade, é importante que todos os moradores sigam algumas orientações simples: abrir todas as portas e janelas das casas durante a passagem do veículo para permitir que o inseticida entre nos ambientes internos, atingindo possíveis esconderijos dos mosquitos, movimentar objetos que possam servir de abrigo para os mosquitos, como cortinas e móveis, proteger os alimentos para evitar qualquer contato com as partículas do inseticida, orientar as crianças a não correrem atrás do veículo do fumacê para evitar acidentes, retirar a comida dos animais e a água e colocar os passarinhos dentro de casa.

Para grupos mais vulneráveis, como idosos, recém-nascidos e pessoas asmáticas, é recomendável permanecer dentro de casa com as portas fechadas durante a aplicação do fumacê, garantindo assim a segurança e bem-estar. Essas medidas são fundamentais para proteger a saúde de sua família e contribuir para o controle da dengue. A colaboração de todos os moradores é essencial para o sucesso dessas ações de combate ao vetor da doença.

Em caso de chuva ou ventania a ação será cancelada.

A ação é uma das frentes de trabalho do município, que também realiza mutirões e ações diárias para combate da doença. Além disso, é essencial adotar medidas preventivas dentro de casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como desentupir calhas regularmente para evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d’água sempre tampadas para impedir o acesso dos mosquitos, além de eliminar os criadouros, evitando deixar água parada.

 

Pular para o conteúdo