Prefeitura realizou entre os dias 16 e 18 a 7ª Conferência Municipal da Cidade

Evento visa estimular participação popular no planejamento urbano.

No início deste semana, entre os dias 16 e 18, aconteceu a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, estipulado por lei, acontece bienalmente e tem o objetivo de promover a participação popular no debate dos problemas e soluções para nossa cidade e as propostas elaboradas durantes os painéis de discussão serão levadas ao recentemente formado, em dezembro de 2022, ConCidade – Conselho da Cidade de Mairiporã.

Após abertura na noite de segunda-feira, dia 16, com introdução aos temas e apresentações culturais, a partir do dia seguinte os painéis de discussão foram apresentados por um time de palestrantes acadêmicos e especialistas. Wilson Levi, pós-doutor em Direito à Cidade apresentou o painel “A Função Social da Cidade e da Propriedade” na manhã de terça, 17. Durante a tarde foi a vez de Rodolfo Baesso, mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território, falou sobre “Zonas Especiais de Interesse Social e áreas de risco”, o painel apresentado por ele. No dia seguinte a conferência teve a presença de Luciana Travassos, professora da Universidade Federal do ABC, para discutir “Mairiporã, seu plano diretor e processo de metropolização”. Concluindo o evento, tivemos o painel “Cidade inclusivas e socialmente justas”, apresentado pelo também professor da UFABC, André Pasti.

Com um público médio de 35 pessoas em cada painel e um total de cerca de 140 pessoas entre munícipes, representantes de organizações da sociedade civil e trabalhadores dos poderes legislativo e executivo municipais. Os funcionários da pasta de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano consideram o evento um sucesso. “A conferência foi muito boa por ter dado voz, sem distinção, à quem quisesse se manifestar sobre o assunto e por ter trazido conhecimento de qualidade através dos painéis”, segundo avaliação de funcionário da Secretaria.

 

Pular para o conteúdo