SARESP é aplicado hoje em Mairiporã: mais de 1.900 alunos farão a prova

SARESP é aplicado hoje em Mairiporã: mais de 1.900 alunos farão a prova

A prova, além de avaliar os alunos, é uma importante ferramenta para formulação de políticas públicas educacionais

 

Hoje, quarta-feira (13), Mairiporã participa de mais uma edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Ao todo, 1.965 alunos da rede municipal, além de estudantes da rede estadual e da ETEC, estão confirmados para fazer a prova, que será aplicada em 26 das 46 escolas da rede municipal.

A prova, organizada pela Fundação VUNESP, com professores aplicadores e fiscais externos, avaliará o desempenho dos estudantes dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação ocorre em dois turnos: às 8h para os alunos da manhã e às 13h30 para os estudantes da tarde. Para os alunos mais novos, está previsto um intervalo para o lanche durante a prova, garantindo que eles possam se sentir mais confortáveis e focados, além da oportunidade de acompanhamento da aplicação das prova pela comunidade de pais.

Nos dias anteriores ao exame, as escolas organizaram diversas atividades motivacionais para incentivar os alunos e tranquilizá-los quanto à importância da avaliação.

 

A importância do SARESP para Mairiporã

Os resultados do SARESP são fundamentais para entender o nível de aprendizado dos alunos e planejar melhorias na qualidade da educação em Mairiporã e todo o estado de São Paulo. A avaliação não apenas mede o desempenho em Português e Matemática, mas também serve como uma referência para o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes.

Além da participação expressiva das escolas municipais, 14 escolas da rede estadual e a ETEC de Terra Preta também farão a prova. Com um total de quase 2 mil estudantes envolvidos, a cidade se mobiliza para garantir que todos possam participar com tranquilidade e segurança.

A Secretaria de Educação de Mairiporã destacou que todas as unidades estão preparadas para receber os alunos, com ações que visam tornar o ambiente mais acolhedor e, assim, minimizar a ansiedade dos estudantes durante a avaliação.

O SARESP é uma oportunidade importante para os alunos de Mairiporã demonstrarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que auxilia na formulação de estratégias para a melhoria do ensino no município. Amanhã, as escolas estarão prontas para garantir que o dia seja um sucesso e que todos os alunos possam dar o seu melhor.

 

Pular para o conteúdo