Clube de Campo sediou 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Clube de Campo sediou 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Na manhã da última quarta-feira, 19, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento ocorreu na sede do Clube de Campo e contou com a presença de aproximadamente 65 pessoas, incluindo trabalhadores de diversos departamentos da Saúde, além de alguns munícipes.

O evento começou com fala do Secretário de Saúde, que abordou o evento e outras ações em saúde realizadas no município, seguido de orientações sobre a natureza da conferência dadas pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), em conjunto com o coordenador do setor de Educação Continuada.

As discussões foram organizadas em três grupos, identificados pelas cores verde, amarelo e vermelho, compostos por cerca de 19 participantes cada, orientados por um dos eixos propostos pelo documento orientador da conferência. A partir dos eixos, cada grupo deveria debater o assunto e elaborar três propostas, uma para cada esfera, municípios, estados e união, para serem levadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

  • Grupo Verde: Eixo I – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.

Proposta Municipal: Criação e implantação dos conselhos gestores locais nas unidades da Atenção Primária, promovendo participação e controle social.

Proposta Estadual: Criação de polos regionais em educação continuada para formação de multiplicadores municipais.

Proposta Federal: Instituição da carreira de profissionais da saúde dentro do SUS.

 

  • Grupo Amarelo: Eixo II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.

Proposta Municipal: Implementação do “Plano Contínuo de Humanização”, com atividades voltadas à saúde física, mental e financeira dos trabalhadores e criação de uma comissão de apoio e fiscalização das condições de trabalho.

Proposta Estadual e Federal: Efetividade dos órgãos e entidades fiscalizadoras quanto ao monitoramento das execuções dos repasses destinados aos municípios, juntamente com a disponibilização de um portal de transparência.

 

  • Grupo Vermelho: Eixo III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Proposta Municipal: Criação de um manual de saúde para orientação e aprimoramento do programa Saúde Porta a Porta.

Proposta Estadual: Fortalecimento da educação em saúde do usuário, aprimoramento da Saúde da Família e educação em saúde a partir do ensino fundamental.

 

Proposta Federal: Fortalecimento da educação em saúde do usuário.

 

Ao final das apresentações das propostas, ocorreu a eleição dos delegados para representar Mairiporã na etapa Macrorregional. Os eleitos foram:

  • Usuários: Alessandra Rodrigues da Cruz, Rogério Fellipe e Maria Angela Gregorio.
  • Trabalhador: Marinalva Paz Vales.
  • Gestor: Raphael Blanes.

A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde segue com suas próximas etapas em nível estadual e federal, buscando aprimorar a gestão do trabalho e a educação no SUS para promover um sistema de saúde mais eficiente e humanizado.

Pular para o conteúdo