Defesa Civil faz alerta e pede cuidados à população para combater a onda de calor

A Defesa Civil de Mairiporã alerta a população para uma onda de calor, que deve aumentar as temperaturas. No entanto, o fenômeno pode se expandir e ganhar intensidade nas próximas semanas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar até 5ºC acima da média. A ocorrência de períodos com temperaturas muito elevadas, inclusive durante a noite, pode vir a causar problemas de saúde, especialmente em pessoas em condições mais vulneráveis, como idosos, crianças e doentes crônicos.

Para enfrentar a onda de calor é preciso tomar alguns cuidados, como não praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, beber água à vontade para evitar a desidratação, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. É importante nesse período se proteger evitando a exposição ao sol. Deve-se sempre aplicar protetor solar e o uso de chapéu e óculos escuros.

Outras recomendações da Defesa Civil são realizar refeições leves e frias mais vezes ao dia, utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas e dar preferência a ambientes arejados, evitando aglomerações.

Os pets também merecem atenção. Por isso, a orientação é manter animais de estimação protegidos do sol. É importante evitar passeios e exercícios nos horários mais quentes do dia. O chão e o asfalto quente podem incitar queimaduras graves nas patas dos pets. É altamente recomendado que se mantenha o animal em ambiente arejado, protegido e com sombra. Eles também devem ser hidratados constantemente e os tutores devem procurar manter sempre recipientes com água fresca, procurando trocar a água ao menos duas vezes por dia.

Pular para o conteúdo