Prefeitura alerta sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões

A Secretaria da Saúde alerta sobre a importância de observar cuidados básicos para evitar a presença e a proliferação de escorpiões no município. Os cidadãos devem redobrar a atenção especialmente nos períodos quentes e úmidos, quando a presença destes animais se torna mais frequente.  A presença de escorpiões pode ser evitada com hábitos comuns de limpeza.

A equipe realiza ações de orientação e levantamento em locais com registro de escorpiões, porém, mesmo com a mobilização social e as ações educativas realizadas pela Prefeitura, alguns escorpiões podem escapar de seus habitats naturais e aparecer nas zonas urbanas.  Por esse motivo, os cidadãos que depararem com esses animais devem entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo 44198492 ou email sms.visa@mairipora.sp.gov.br e avisar sobre a ocorrência para que recebam orientações preventivas.

A Secretaria da Saúde alerta ainda que, após a identificação do animal, os munícipes devem evitar a aproximação e a captura para não sofrerem picadas acidentais.

Para evitar acidentes é necessário:

-Conservar sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais,

-Manter berços e camas afastados das paredes;

-Examinar roupas, sapatos e toalhas antes de usar;

-Andar sempre calçado e proteger as mãos com luvas ao trabalhar na terra ou manipular entulhos e outros materiais;

-Vedar ralos de chão e pia, eliminar as frestas de paredes, muros, pisos, forros e tetos;

-Proteger as soleiras das portas com veda porta.

Sintomas

Leve: dor intensa no local da picada e agitação.

Moderado: dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.

Grave: dor intensa, suor e vômitos, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, salivação excessiva, hipotermia, convulsões, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e choque, podendo levar à morte.

Primeiros socorros:

-Lave o local da picada com água e sabão e aplique compressa morna;

-Não esprema e nem sugue ou faça torniquete no local da picada;

-Leve a vítima imediatamente ao atendimento médico.

Pular para o conteúdo