Prefeitura realiza ações da Semana Estadual de Combate à Dengue

A Prefeitura de Mairiporã, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de 27 de novembro a 2 de dezembro, os trabalhos da Semana Estadual de Combate à Dengue.
A programação de atividades relacionadas ao tema conta com ações de conscientização nas redes sociais, entrega de folders informativos, casa a casa nos bairros, visitas de agentes nos comércios, seminário sobre o tema, entre outros.

Na terça –feira, 28, a equipe fará a intensificação das ações no bairro Jardim Brilha, áreas críticas da cidade, na quarta- feira, 29, a ação ocorre nas unidades de saúde e áreas com maior índice de casos e na quinta-feira 30, nos órgãos públicos e locais de grande circulação.

Já na sexta –feira, dia 1º, acontece o Dia D da campanha, com a ação educativa nos comércios locais, rodoviária e área central.

A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância de adotar medidas de prevenção em suas residências, locais de trabalho e espaços públicos, a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças.

Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:

–    O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;

– É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

– Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;

– Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.

– Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).