Secretaria de Cultura

Secretário

rICARDO MASSONETTO

Compositor, músico e produtor cultural há 25 anos, em sua carreira já lançou oito discos com obras próprias. É empresário do setor cultural desde 2001, e tem atuação com ênfase no planejamento, elaboração e execução de projetos. Atua também na área de consultoria e assessoria em Políticas Públicas de Cultura, e já participou em quatro oportunidades, das comissões técnicas do PROAC (PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO) e em programas de fomento à cultura de cidades como Jacareí, São José do Rio Preto, Franco da Rocha e Francisco Morato.
Cursou Administração de Empresas no Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto e extensão em Formação de Gestores Públicos para o Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura na Universidade Federal do ABC (UFABC). É também Graduando em Políticas Públicas pela Universidade Paulista (UNIP).
Foi Agente Mobilizador do PROGRAMA CULTURA VIVA – contratado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2018 – no período, foi responsável pela capacitação e apoio à elaboração de projetos de coletivos e entidades culturais de 18 municípios paulistas que integram a sub-região norte metropolitana e Circuito Entre Serras e Águas.
Atualmente também é membro integrante da ADIMC – Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura.

Carta de Serviços

Missão, Visão e Valores: Formular e executar a política para desenvolvimento da cultura, bem como zelar pela conservação do patrimônio histórico e artístico do município. Promover, incentivar e apoiar todos os tipos de manifestações culturais e artísticas, além de estabelecer parcerias para a produção da cultura com escolas, organizações sociais, fundações e outras instituições que desempenhem importante papel no seu desenvolvimento. Difundir, descentralizar e promover acesso à cultura, gerando oportunidade e ampliando o compromisso e a equidade na formulação de políticas públicas culturais.


Secretário Sr. Ricardo Massonetto


A Secretaria de Cultura tem por finalidade coordenar, formular e implementar políticas públicas através do programa Mais Cultura visando a excelência, preservação do patrimônio cultural, estímulo à produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população do município de Mairiporã em toda a sua diversidade, oportunizando o direito à cultura, além de fomentar programas de incentivo à cultura.

I – Serviço: Casa da Cultura

Descrição: Sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura. Local onde também são realizados encontros, debates, oficinas, exposições, saraus e reuniões dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, de Igualdade Racial e de Patrimônio Histórico e Cultural. O ocal também acolhe o polo do PROJETO GURI MAIRIPORÃ, e a Orquestra e Coral Multigeracional de Mairiporã.

Acessar o serviço: https://mairipora.sp.gov.br/cultura/

Agendar atendimento:(11) 4419- 5446

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público / Das 17h às 21h – Atividades de Formação Cultural

Endereço: Rua Antônio Francisco Brilha, 60 – Parque Linear – Centro

II – Serviço: Barracão da Cultura

Descrição: Espaço destinado à prática de atividades culturais e de formação, e que também acomoda as atividades da Banda Marcial Tia Emília, onde os ensaios são realizados semanalmente.

Acessar o serviço: https://mairipora.sp.gov.br/cultura/

Agendar atendimento:(11) 4604- 4791

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público / Das 17h às 21h – Atividades de Formação Cultural

Endereço: Rua Raimundo José Cervenka, 36- Cidade Jardim

III – Serviço: Biblioteca Municipal de Mairiporã

Descrição: Além de ser um local de armazenamento e disseminação de informações, a biblioteca também funciona como espaço de lazer, encontros para reuniões, atividades profissionais, locais de exercício cultural, exposições, ou até mesmo para alguns, funciona como espaço para construção de conhecimento, disponibilizando os recursos necessários para a pesquisa e o descobrimento de novas ideias, realidades, culturas e perspectivas.

Acessar o serviço: https://mairipora.sp.gov.br/cultura/

Agendar atendimento: (11) 4419-4287

E-mail: biblioteca@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: 8h as 17h

Endereço: Rua Vereador Antônio Morelato, 05- Centro

IV – Serviço: Memorial

Descrição: Busca valorizar a memória como um direito fundamental do ser humano, por meio da conservação e difusão do conhecimento, da cultura e da história, além de identificar, gerir, preservar, restaurar, organizar e classificar todo o material que integra o acervo histórico do município. Também, buscar realizar pesquisas com a finalidade de resgatar documentos, registros e objetos de reconhecido valor histórico, simbólico e cultural, que estejam em poder de
terceiros; promove exposições para ampliar o conhecimento do público sobre pessoas e fatos relevantes para os munícipes e realiza parcerias para a captação de recursos visando a implantação e a manutenção de suas atividades.

Acessar o serviço: https://mairipora.sp.gov.br/cultura/

Agendar atendimento:(11) 4419-4287

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: 8h as 17h

Endereço: Rua Vereador Antônio Morelato, 05- Centro

V – Serviço: Biblioteca/ Cultura Terra Preta

Descrição: Além de ser local de armazenamento e disseminação de informações funciona como espaço para construção de conhecimento, a biblioteca de Terra Preta também funciona como espaço para desenvolver as oficinas culturais do Projeto Mais Cultura.

Acessar o serviço: https://mairipora.sp.gov.br/cultura/

Agendar atendimento: (somente pelo whatsapp) (11) 4604-4791

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público / Das 17h às 20h – Atividades de Formação Cultural

Endereço: Rua Ari da Silva, 165- Terra Preta- Mairiporã

VI – Serviço: Oficinas Culturais Descentralizadas

Descrição: A secretaria Municipal de Cultura de Mairiporã também oferta atividades descentralizadas de formação artística e cultural, visando ampliar e promover acesso e inclusão. As oficinas descentralizadas ocorrem em unidades escolares, entidades comunitárias, associações de bairros e equipamentos públicos de outras secretarias municipais, como por exemplo os Centros de Apoio Psicossocial – CAPS, o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente – CCCA, os Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, Residência Terapêutica, APAE e Centro de Convivência do Idoso, entre outros. Para informações contate os(as) servidores(as) da Secretaria, na CASA DA CULTURA DE MAIRIPORÃ.

Acessar o serviço: https://mairipora.sp.gov.br/cultura/

Agendar atendimento: Casa da Cultura – (11) 4419-5446

E-mail: cultura@mairipora.sp.gov.br

Atendimento: Das 8h30 as 16h30 – Atendimento Público 

Endereço: Casa da Cultura – Rua Francisco Antônio Brilha nº 60 – Parque Linear – Centro

Pular para o conteúdo