A Prefeitura de Mairiporã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início nesta segunda-feira (29) à Semana da Proteção Animal, evento que segue até o dia 5 de outubro em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, celebrado no dia 4.
A cerimônia de abertura ocorreu na Câmara Municipal de Mairiporã e reuniu estudantes da Escola Estadual Jundiazinho, além de representantes da comunidade. O encontro contou com um café da manhã de recepção, seguido da abertura oficial e de uma série de apresentações e palestras voltadas à proteção da fauna silvestre e doméstica.
A bióloga Cátia Regina Macagnan apresentou as ações de proteção à fauna silvestre desenvolvidas pela secretaria, como como o projeto “Estrada Amiga da Fauna” com campanhas de sensibilização aos motoristas, que os animais também estão na pista, instalação de placas sinalizadoras de travessia de fauna e implantação de mais passagens aéreas Após, a médica veterinária Dra. Tathiana Gallerani Emilio Cecconello destacou iniciativas da Causa Animal relacionadas ao cuidado com os animais domésticos.
Na sequência, o médico veterinário Dr. Marcelo Schiavo Nardi, da Divisão da Fauna Silvestre do município de São Paulo, abordou o tema “Biologia e manejo de capivaras”. Encerrando a manhã, a bióloga e médica veterinária Dra. Caroline Machado, responsável no Habitá- Unique Garden e Instituto Líbio, apresentou a palestra “Do like ao cativeiro: o tráfico de animais silvestres nas redes sociais”, chamando atenção para os riscos do comércio ilegal de espécies.
Além da programação na Câmara, a abertura contou ainda com uma ação de mitigação de acidentes com aves em superfícies transparentes e reflexivas, realizada na Secretaria de Turismo, Esporte e Juventude. No local, foram fixados adesivos em vidraças para reduzir colisões de pássaros, numa iniciativa em parceria entre as duas pastas.
A Semana da Proteção Animal segue até domingo (5) com diversas atividades de educação ambiental, campanhas de conscientização, visitas educativas, plantio de mudas, ações sobre posse responsável de cães e gatos, instalação de passagens aéreas de fauna e o encerramento no Circuito da Caminhada Park Run – Desafio Animal, que contará com estande de educação ambiental, teatro “Dona Onça e os Bichos da Mata” e doação de mudas e pets.