Semana do Meio Ambiente leva educação e conscientização às escolas

Semana do Meio Ambiente leva educação e conscientização às escolas

Na última semana, dos dia 3 ao 7, a Secretaria de Meio Ambiente de Mairiporã promoveu uma série de atividades educativas em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Coordenadas pela equipe da Secretaria, as ações envolveram alunos de várias escolas do município, destacando a importância da preservação ambiental e a conscientização sobre a fauna local.

As atividades começaram na segunda-feira (3), com uma visita à escola municipal Edméa Chamma onde alunos do 1º ao 5º ano participaram de uma palestra sobre corujas. O especialista em aves e tutor Marco Aurélio Mariano trouxe uma coruja da espécie Suindara chamada Salomé, devidamente licenciada pelo IBAMA, para ilustrar a apresentação. Os alunos aprenderam sobre as características das corujas, desmistificando mitos e superstições associados a essas aves como agourentas pelo seu pio e hábitos noturnos, além de compreenderem a importância delas para o controle de pragas, predando animais como ratos.

Na terça-feira (4), as atividades se deslocaram para a Escola Idalina da Silva Cardoso, localizada na serra. Lá, os alunos dos 4º e 5º anos tiveram a oportunidade de conhecer um projeto de conservação local. O pesquisador Márcio Port Carvalho, do Instituto de Pesquisas Ambientais –  SEMIL, explicou as iniciativas em andamento no município e a relevância da preservação de espécies locais vulneráveis, como o primata Sagui-da-Serra-Escuro.

Quarta-feira(5) foi marcada por atividades práticas. Em parceria com a Escola Hipólito Ferrari, os alunos realizaram o plantio de uma horta no período da manhã e de tarde foi a vez do alunos da escola Márcia Monteiro, que plantaram mudas nativas na Praça do Avião, ao lado da Base do Corpo Bombeiros. Divididos em grupos, eles aprenderam técnicas de plantio e a importância da vegetação nativa para o ecossistema local. As mudas foram fornecidas pelo viveiro municipal, como parte de um programa de compensação ambiental.

Na quinta-feira (6), a creche Tia Glorinha foi o palco de uma divertida apresentação teatral intitulada “Bichos da Mata”. A peça educativa abordou de forma lúdica a fauna local e foi seguida por uma sessão de yoga inspirada nos animais apresentados. Nesse mesmo dia, o ponto alto da Semana do Meio Ambiente foi a inauguração da Agencia de Licenciamento Ambiental – ALA, marco da municipalização desse processo, trazendo mais agilidade para o atendimento.

Encerrando a semana, na sexta-feira (7), as escolas José Arnoni e Inácio Pereira receberam a visita de Fernando Lima, coordenador do projeto Felinos da Cantareira. Fernando apresentou um panorama sobre os felinos da região, incluindo a onça parda e quatro espécies de pequenos felinos: jaguatirica, gato-do-mato-pequeno, gato-mourisco e gato-maracajá. Os alunos participaram de oficinas de máscaras dos felinos e receberam orientações de para evitar conflitos com esses animais a criações domésticas, como galinhas.

Segundo a pasta de Meio Ambiente, a Semana em Mairiporã foi uma oportunidade valiosa para aproximar os estudantes da natureza e incentivar atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

Pular para o conteúdo