Meio Ambiente orienta sobre o resgate de animais silvestres

O aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas e rurais nesta época do ano é mais frequente, pois muitas espécies de aves estão na estação reprodutiva. Por isso, é comum encontrar ovos ou filhotes fora dos ninhos. É também neste período que a Secretaria do Meio Ambiente recebe muitos destes animais encontrados pelos moradores da cidade.

Muitas vezes, com o intuito de ajudar, pessoas que encontram animais aparentemente perdidos acabam interagindo com eles. Imaginam que caíram de seus ninhos e precisam de algum tipo de assistência. É importante que as pessoas saibam identificar quando o animal precisa realmente de ajuda, e o que pode ser feito para que sua saúde não seja prejudicada.

A Secretaria do Meio Ambiente, orienta a população como proceder nesses casos. Muitas vezes, eles não estão em perigo ou abandonados. É preciso analisar a situação para evitar um resgate desnecessário, impedindo que o animal retorne ao local de origem, geralmente próximo de onde foi encontrado. Por isso, ao encontrá-los, não é necessário tomar nenhuma providência se o animal não estiver ferido ou em perigo. Quanto aos filhotes o cuidado deve ser ainda maior. Se eles forem recolhidos e crescerem em cativeiro, as chances de serem reintroduzidos ao seu meio natural são muito menores. Isso porque animais silvestres recém nascidos aprendem com seus pais a sobreviver no meio selvagem. No caso das aves, por exemplo, é muito provável que o filhote tenha apenas caído do ninho e logo seja socorrido pelos demais de sua espécie que estão por perto.

Se constatar que ele está ferido ou debilitado é necessário guiá-lo encaminhá-lo a um órgão ambiental competente. Ao se deparar com essa situação entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para orientações antes de recolher.

Pular para o conteúdo